Em alusão ao abril azul, mês designado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre o autismo, o Cuiabá, em parceria com a Secretaria do Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), deu início a um projeto que leva crianças autistas e familiares a um camarote para os jogos do clube na Arena Pantanal, em Cuiabá.
A iniciativa vai perdurar até o final da disputa do Campeonato Brasileiro e faz parte dos programas SER Família Inclusivo e SER Família Sensorial, da Setasc-MT.
“Promover a inclusão é uma das missões do Cuiabá Esporte Clube e quando fomos procurados para a realização desse projeto, aceitamos de imediato. A inclusão é uma das virtudes do esporte e, no Dourado, acreditamos que o futebol é para todos. Estamos cada vez mais abertos para iniciativas como essa”, afirmou Cristiano Dresch, vice-presidente do clube da capital de Mato Grosso.
A cada jogo do Cuiabá na Arena Pantanal, oito crianças autistas serão sorteadas para torcer em um dos camarotes – cada criança terá direito a um acompanhante responsável. O sorteio se dará pelas plataformas digitais da Setasc-MT e, para participar, a criança deverá estar devidamente cadastrada no banco de dados da entidade, além de portar a carteira do autista, emitida pelo MT Cidadão.
A ação, que teve início no último sábado no jogo contra o Red Bull Bragantino, pela segunda rodada do Brasileirão, foi considerada um sucesso pelo vice-presidente da equipe: “Foi gratificante ver as crianças se divertindo, curtindo a Arena Pantanal e torcendo para o Dourado. Já estamos ansiosos para contar com esse apoio nos próximos jogos e vamos trabalhar para recebê-los cada vez melhor. Agradecemos à Setasc-MT pela confiança e por nos procurar para um projeto tão especial”, finalizou Cristiano.
A secretária interina de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasielle Bugalho, ressalta o trabalho em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), por meio da Rede Cidadã, e o Cuiabá.
“Pela primeira vez, estamos oferecendo para as pessoas autistas um espaço, dentro da Arena Pantanal, para assistir aos jogos do Cuiabá. Para nós é uma experiência única, uma forma de divulgar a Carteira do Autista, a importância de se ter a carteira, para que os autistas possam acessar inúmeros serviços. Essa sinergia do Cuiabá oferecendo esse espaço e a gente podendo levar esse trabalho para os autistas é muito importante”, conclui Grasielle.
Fonte: www.gazetaesportiva.com