Após vitória brasileira por 2 a 0 no Defensores del Chaco, os times empataram por 1 a 1 no Mineirão
Atuando com o ‘regulamento debaixo do braço’, visto a vantagem por 2 a 0 conquistada no Paraguai, a equipe mirou o ataque desde os minutos iniciais para fazer bonito perante a China Azul. O gol celeste foi marcado pelo atacante Kaio Jorge, ainda no primeiro tempo, de cabeça, ao receber cruzamento do lateral-esquerdo Marlon.
Em campo, não foi possível ver grandes alterações na equipe se comparada aos tempos (não distantes) de Fernando Seabra, a começar pela escalação inicial, a mesma da ida, em Assunção. Mas toque de bola desde a defesa, com o goleiro Cássio, não faltou
Dominando grande parte do jogo, a Raposa teve algumas chances de gol e alguns lances de perigo atrás, como uma bola na trave no início da etapa final, até levar o gol de empate. Após pressão dos paraguaios, o veterano Roque Santa Cruz, de 43 anos, balançou as redes com forte cabeceio.
Durante o segundo tempo, o Cruzeiro visivelmente recuou, enquanto o adversário foi com tudo para frente, o que gerou apreensão da torcida. Outro ponto de tensão no estádio foi no início do segundo tempo, antes desse tento, quando o volante Romero recebeu o segundo cartão amarelo por colocar a mão na bola.
Futuro
O duelo da semifinal já está definido: será contra o Lanús, da Argentina, que passou pelo Independiente Medellín, da Colômbia. Como na fase de grupos o clube celeste teve uma campanha levemente inferior ao seu próximo adversário, a ida será disputada em Belo Horizonte, enquanto a volta em Buenos Aires.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda detalhará o calendário da próxima fase do torneio, mas já há datas-base: 23 e 30 de outubro. Agora, o Cruzeiro volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro: novamente no Mineirão, o time pega o Vasco, no domingo (29/9), a partir das 18h30.
Ficha técnica
O quê: Cruzeiro 1 × 1 Libertad
Motivo: volta das quartas de final da Copa Sul-Americana
Quando: quinta-feira, 26 de setembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique (Fabrizio Peralta) e Matheus Pereira (João Marcelo); Lautaro Díaz (Álvaro Barreal), Gabriel Veron (Walace) e Kaio Jorge (Mateus Vital). Técnico: Fernando Diniz
Libertad: Martín Silva; Iván Ramírez, Diego Viera, Néstor Giménez e Matías Espinoza (Alexis Fretes); Alejandro Silva (Héctor Villalba), Hernesto Caballero, Cardozo Lucema e Rubén Lezcano (Bautista Merlini); Marcelo Fernández (Iván Franco) e Gustavo Aguilar (Roque Santa Cruz). Técnico: Daniel Garneiro
Arbitragem: Felipe González (CHI); José Retamal (CHI) e Juan Serrano (CHI). VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Gols: Kaio aos 11′ do 1ºT (CRU); Roque Santa Cruz aos 26′ do 2ºT (LIB)
Cartões amarelos: William e Romero (CRU); Ramírez e Giménez (LIB)
Cartão vermelho: Romero (CRU)
Público: 52.974
Renda: R$ 2.828.293,00
Fonte: otempo.com.br