Comemorado em 3 de outubro, o Dia Mundial do Dentista celebra a criação do primeiro curso de formação Odontológica, na Baltimore College of Dental Surgery, nos Estados Unidos, em 1840.
O dia é destinado à valorização dos profissionais que se dedicam aos cuidados e à saúde bucal, por todo mundo.
Quando falamos em cirurgiões-dentistas não falamos apenas sobre “dentes”, esses profissionais fazem muito mais do que isso, eles são responsáveis por toda saúde Orofacial, isso envolve os ossos, articulações, músculos, tecidos bucais e gengiva.
Para além disso, os profissionais também atuam na saúde mental das pessoas, isso porque um sorriso saudável e esteticamente bonito deixa as pessoas mais confiantes, alegres e seguras.
“A odontologia mundial pós pico de pandemia passa por um momento excelente de valorização do profissional cirurgião-dentista, respaldada com pesquisas científicas onde deixa explícita a importância da atuação do cirurgião-dentista nas equipes multidisciplinares”, disse a presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, Dra. Wânia Dantas.
“A odontologia brasileira apresenta um panorama louvável de publicações, estudos, e principalmente do recebe atualmente o título de melhor odontologia do mundo, então é um momento realmente importante para a odontologia mundial, e que nós brasileiros devemos comemorar com muita alegria”, completou.
Os cuidados com a saúde Bucal
O CRO-MT promove a valorização da profissão e conscientiza a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal. Por isso, aqui vão algumas dicas, para ajudar a população a cuidar bem da saúde bucal e, consequentemente, sistêmica:
– Visite seu dentista a cada seis meses, mesmo não sentindo dor;
– Mantenha uma alimentação saudável, rica em cálcio – contribui para uma dentição perfeita;
– A escova de dente ideal deve alcançar os dentes do fundo;
– Use fio dental antes da escovação, assim, seus dentes ficarão livres dos resíduos mais difíceis de alcançar;
– Os dentes dos bebês devem ser limpos com cotonete, gaze ou ponta de fralda umedecida. Assim, evita-se cáries que, incrivelmente, podem aparecer nos primeiros dentinhos, causadas por mamadeiras ou alimentação doce;
– Após as refeições escove sempre os seus dentes, pois os restos alimentares transformam-se em ácidos que podem destruir o esmalte.
A história
O registro mais antigo da profissão é relatado na Mesopotâmia no período de 3500a.c., o que demonstra a busca de cuidados com os dentes e a importância do profissional para sociedade. Naquela época os médicos dentistas fenícios eram grandes artesãos e muito hábeis, que executavam sofisticadas restaurações dentais.
Fonte: cromt.org.br