No mês de outubro, além de comemorar o dia mundial e nacional do dentista, o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso apoia a campanha “Outubro Rosa”, com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A campanha tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
“Outubro é o mês escolhido para falarmos sobre o câncer de mama, essa doença que tem prevalência muito grande entre as mulheres. Como voluntárias de uma entidade filantrópica, temos o dever e a missão de difundir os métodos preventivos contra o câncer de mama”, explica a cirurgiã-dentista, dra. Maria Carmen Volpato que está Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mato Grosso.
Ela destaca ainda que “o diagnóstico precoce é uma das coisas que mais salvam a vida das mulheres, porque quanto mais cedo diagnosticarmos, menor vai ser o impacto da doença na vida dessa pessoa e mais conservador vai ser esse tratamento”.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
“Mulheres, se cuidem, se conheçam, procurem atendimento médico. Quanto mais cedo descobrirmos o câncer maior são as chances de cura”, alerta a Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mato Grosso.
Autoexame
Em pé, coloque a mão esquerda atrás da nuca e mantenha o cotovelo apontado para cima. Feito isso, utilize a mão direita para apalpar e sentir a axila e a mama esquerda.
Você pode iniciar com movimentos circulares que começam no mamilo e crescem até cobrir o seio. Depois, pode apalpar em linha reta em direção ao mamilo. Faça também movimentos de linhas retas para cima e para baixo e, para finalizar, pressione o mamilo suavemente para observar se existe saída de líquido. Repita esse processo na outra mama.
Alterações na assimetria da mama, desvio ou inversão e alteração na cor do mamilo, vermelhidão na mama ou mamilo e secreção transparente, rosada ou avermelhada podem ser sinais de alerta.
Qualquer alteração que você venha a observar deve ser comunicada imediatamente ao seu médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois da última mamografia.
Fique atento aos sintomas e previna-se consultando periodicamente um médico.
Fonte: cromt.org.br