A chegada do furacão Ian à Flórida adiou o lançamento da missão Crew-5, da SpaceX e que levará astronautas à ISS, em pelo menos um dia.
A SpaceX e a NASA planejavam lançar a Crew-5 em 3 de outubro do Pad 39A no Centro Espacial Kennedy (KSC), na Flórida.
Leia mais:
- NASA conseguiu desviar o asteroide?
- Furacão faz NASA retirar foguete da Artemis 1 da plataforma
- Além do Fiona, outros furacões no Atlântico geram preocupação
Mas a ameaça do Ian, que atualmente está se movendo para o norte em direção à Flórida como poderoso furacão de categoria 3, atrasou a decolagem planejada em pelo menos 24 horas, para 4 de outubro. Mas esse cronograma está longe de ser definitivo.
“As equipes da missão continuarão monitorando os impactos do Ian na Costa Espacial e no Centro Espacial Kennedy e poderão ajustar a data de lançamento novamente, conforme necessário”, escreveram funcionários da NASA em atualização publicada nesta terça-feira (27).
O foguete Falcon 9 e a cápsula Dragon que voarão no Crew-5 estão seguros dentro do hangar da SpaceX no Pad 39A, acrescentou a NASA na postagem.
PUBLICIDADE
Se os planos atuais se mantiverem, os astronautas da Crew-5 chegarão ao KSC do Johnson Space Center da NASA em Houston na sexta-feira (30).
O lançamento do Falcon 9 e da Dragon para a plataforma de lançamento ocorrerá no mesmo momento, desde que o tempo esteja bom o suficiente para potencial decolagem em 4 de outubro. Uma segunda data está disponível em 5 de outubro.
O que a Crew-5 fará
A Crew-5 enviará os astronautas da NASA, a indígena Nicole Aunapu Mann e Josh Cassada, o japonês Koichi Wakata e a cosmonauta (como são chamados os astronautas russos) Anna Kikina para a ISS para estadia de cinco meses.
A missão mais recente da SpaceX, a Crew-4, permanece a bordo da ISS, mas está programada para voltar para casa em breve.
A data de partida da Crew-4 depende da data de lançamento da Crew-5. NASA e SpaceX querem que as duas missões se sobreponham por cinco dias na estação.
Com informações de Space.com
Fonte: olhardigital.com.br