A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em Mato Grosso está abaixo da média nacional, conforme dados divulgados pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, nessa segunda-feira (28).
De acordo com o levantamento, pouco mais de 84,8 mil crianças receberam a primeira dose do imunizante no estado.
O número representa 22,27% do público estimado. Já a médica de vacinação no país é de 42,68%.
O estado mais adiantado na vacinação de crianças é São Paulo, onde quase 72% das crianças dessa faixa etária já foram imunizadas.
O esquema de imunização é definido pela prefeitura de cada município. Em Cuiabá, pais e responsáveis devem acessar o site Vacina Cuiabá, escolher o grupo no qual a criança se encaixa e inserir os dados solicitados.
O imunizante não pode ser dado com outras vacinas do calendário infantil, sendo preciso respeitar um intervalo de 15 dias.
A vacinação de crianças não é obrigatória, mas recomendada por especialistas em saúde como proteção contra formas graves da doença.
Estoque de vacinas
Segundo o secretário de Saúde do estado, Gilberto Figueiredo, Mato Grosso chegou a ter 600 mil doses de vacinas estocadas. Até a semana passada, eram 330 mil doses armazenas pelo governo na Central de Imunobiológicos. Gilberto afirma que os municípios tem 1,2 milhão de doses estocadas aguardando aplicação.
Para diminuir a quantidade de doses guardadas, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) chegou a convocar pessoas imunossuprimidas para tomar a quarta dose. De acordo com o Gilberto, a orientação é para que a vacina não seja aplicada em outros grupos, seguindo o Ministério da Saúde.
Fonte: folhamax.com