Mesmo com preguiça, o alongamento pode fazer toda a diferença para o seu corpo
Abaixo, compartilho com vocês 5 benefícios de alongar o corpo todos os dias:
- Aumenta a flexibilidade
O alongamento regular pode ajudar a aumentar sua flexibilidade, o que é crucial para a saúde em geral. Ter essa habilidade aprimorada pode não apenas ajudá-lo a realizar atividades cotidianas com relativa facilidade, mas também pode ajudar a retardar a mobilidade reduzida que pode surgir com o envelhecimento.
- Aumenta sua amplitude de movimento
Ser capaz de mover uma articulação em toda a sua amplitude de movimento oferece mais liberdade de movimento. Alongar-se regularmente pode ajudar a aumentar sua amplitude de movimento. Um estudo descobriu que tanto o alongamento estático quanto o dinâmico são eficazes quando se trata de aumentar a amplitude de movimento, embora o alongamento do tipo facilitação neuromuscular proprioceptiva (PNF), em que você alonga um músculo até o limite, possa ser mais eficaz para ganhos imediatos.
- Melhora seu desempenho nas atividades físicas
Foi demonstrado que a realização de alongamentos dinâmicos antes das atividades físicas ajuda a preparar os músculos para a atividade. Também pode ajudar a melhorar seu desempenho em um evento ou exercício atlético.
- Aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos
Realizar alongamentos regularmente pode melhorar sua circulação. A circulação melhorada aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos, o que pode encurtar o tempo de recuperação e reduzir a dor muscular.
- Melhora sua postura
Desequilíbrios musculares são comuns e podem levar a má postura. Um estudo descobriu que uma combinação de fortalecimento e alongamento de grupos musculares específicos pode reduzir a dor musculoesquelética e estimular o alinhamento adequado. Isso, por sua vez, pode ajudar a melhorar sua postura.
- É ótimo para aliviar o estresse
Quando você está passando por estresse, há uma boa chance de seus músculos ficarem tensos. Isso ocorre porque seus músculos tendem a se contrair em resposta ao estresse físico e emocional. Concentre-se nas áreas do corpo onde você tende a manter o estresse, como pescoço, ombros e parte superior das costas.
Fonte: agoramt.com.br