Os atendimentos ocorreram durante o período de votação, das 7h às 16h, em várias zonas eleitorais do estado
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a diversas ocorrências, incluindo mal súbito, quedas de mesmo nível e incêndio em vegetação, durante a “Operação Eleições 2024 – 1º Turno”, realizada neste domingo (06.10). Os atendimentos ocorreram durante o período de votação, das 7h às 16h, em várias zonas eleitorais do estado.
A operação foi realizada pelo CBMMT em parceria com as forças de segurança pública, visando a prevenção de situações de risco que pudessem afetar os eleitores. Iniciada às 5h, a operação se encerra somente às 20h, após a apuração dos votos das eleições municipais.
Conforme o relatório da operação, durante o período de votação foram registradas 11 ocorrências de mal súbito, uma das quais ocorreu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Cuiabá. Além disso, houve uma ocorrência de queda de nível e dois incêndios em vegetação, sendo que estes dois últimos ocorreram dentro de escolas que sediavam seções eleitorais em Barra do Garças (a 511 km de Cuiabá).
O tenente-coronel Heitor Fernandes Luz, comandante da Operação Eleições 2024 e do 1° Comando Regional Bombeiro Militar (1° CRBM), explica que as ocorrências foram atendidas exclusivamente pelas equipes empenhadas nos serviços de prevenção e combate a incêndios, salvamento e atendimento pré-hospitalar nos locais de votação.
Ao todo, 546 bombeiros militares e 131 viaturas foram mobilizados nos 24 municípios atendidos diretamente pelas unidades operacionais do CBMMT. As equipes se revezaram durante os períodos matutino e vespertino, garantindo uma resposta rápida e eficaz a qualquer situação de emergência.
“Essas são apenas as ocorrências atendidas pelas equipes de prevenção. Todos os 11 casos de mal súbito e queda de nível ocorreram em áreas eleitorais, seja dentro das zonas eleitorais ou nas ruas, com pessoas chegando, saindo ou estacionando na região de votação. Os dois incêndios também foram na mesma situação. Um deles ocorreu em uma área de vegetação dentro do campus de uma universidade e o outro foi atendido atrás de uma escola que também era ponto de votação”, esclareceu o tenente-coronel Heitor.
Além das ocorrências atendidas, as equipes realizaram 197 ações de prevenção e 118 vistorias prediais preventivas, totalizando 329 atendimentos realizados pelo CBMMT durante a Operação Eleições 2024.
Os bombeiros militares também colaboraram na fiscalização da lisura do processo eleitoral, em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Com o encerramento do horário de votação às 16h, os bombeiros acompanharam o processo de apuração dos votos, garantindo a ordem e a segurança no ambiente eleitoral. Isso foi especialmente importante no município de Sinop (a 480,9 km de Cuiabá), onde houve uma queda de energia que interrompeu temporariamente a apuração.
“A presença constante dos bombeiros militares contribuiu para um ambiente seguro e tranquilo durante o processo eleitoral. Essa atuação reforça o compromisso do CBMMT com a proteção da população, especialmente em momentos importantes como as eleições”, concluiu o tenente-coronel Heitor.
Além do CBMMT, também participaram da operação de segurança das eleições as polícias Federal, Militar e Judiciária Civil, o Ministério Público e a Defesa Civil Estadual.
Fonte/Foto: CBMMT