O Corinthians anunciou nesta sexta-feira a contratação do técnico António Oliveira. O português de 41 anos estava no Cuiabá desde a metade do ano passado e chega ao Timão para ocupar a vaga deixada por Mano Menezes.
ANTÓNIO OLIVEIRA É O NOVO TÉCNICO DO TIMÃO!
Com contrato válido até o fim de 2024, o treinador chega com quatro auxiliares para comandar o Time do Povo!
Saiba mais 👉 https://t.co/jFACMYptud#BemVindoAntonioOliveira#VaiCorinthians pic.twitter.com/G4zmaGzVFt
— Corinthians (@Corinthians) February 9, 2024
António Oliveira terá a difícil missão de tirar o Corinthians da má fase. Depois de brigar contra o rebaixamento na última temporada, os alvinegros tiveram um início de 2024 catastrófico sob o comando de Mano Menezes.
Nas seis partidas disputadas até o momento pelo Campeonato Paulista, o Corinthians venceu apenas uma e perdeu cinco. Com isso, o Timão ocupa a lanterna do Grupo C, com três pontos, e a penúltima colocação na classificação geral. No Estadual, os dois últimos colocados são rebaixados para a Série A2.
António Oliveira estreia no comando da equipe neste domingo, contra a Portuguesa, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. A bola rola no gramado da Neo Química Arena a partir das 16 horas (de Brasília).
Conheça a carreira de António Oliveira
Filho de Toni, ídolo do Benfica, António Oliveira teve sua carreira como jogador profissional encerrada precocemente, quando tinha apenas 29 anos, em 2011. Depois de se aposentar dos gramados, António Oliveira foi auxiliar técnico de seu pai no Tractor FC, do Irã, equipe na qual ficaram juntos entre os anos de 2012 e 2015.
Depois de passar por times da Eslovênia e do Kuwait, António Oliveira foi convidado por Jesualdo Ferreira para ser o auxiliar do Santos. A dupla portuguesa ficou no time paulista entre janeiro e agosto de 2020, entretanto, com a demissão de Jesualdo, António acabou saindo também.
Ainda em 2020, aceitou o convite para fazer parte da comissão técnica de Paulo Autuori no Athletico-PR. No ano seguinte, ele foi efetivado como técnico principal. Em nove meses no comando, António disputou 42 jogos, com 23 vitórias, sete empates e 12 derrotas.
Em 2022, o técnico retornou ao seu país natal para treinar o Benfica B, onde ficou por seis meses e depois retornou ao Brasil, desta vez, para treinar o Cuiabá pela primeira vez. António Oliveira chegou ao Coritiba em dezembro de 2022 e ficou no cargo por cinco meses, antes de voltar para a equipe do Mato Grosso, em maio de 2023.
Em suas duas passagens pelo Cuiabá, o técnico possui 63 partidas, 21 vitórias, 17 empates e 25 derrotas. No Campeonato Brasileiro de 2023, o Dourado ficou na 12ª posição da tabela, um lugar à frente do Corinthians.
Fonte: www.gazetaesportiva.com