Podem se inscrever no evento promovido pela Câmara dos Deputados, estudantes de 16 a 22 anos que estejam cursando o Ensino Médio, o Ensino Técnico Integrado e EJA
Em 2023, o programa traz uma nova proposta aos jovens, que serão levados a discutir sobre o tema ‘A Educação que queremos’. O objetivo é despertar o olhar da juventude sobre as questões que importam em suas vidas, oferecendo-lhes uma experiência de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo.
Segundo Valtricia Frozi, da Coordenadoria de Ensino Médio da Seduc, esta é uma oportunidade única de o estudante propor sugestões que podem virar lei, inclusive. “É um exercício de cidadania que se tornará inesquecível na vida desses jovens”. Mas, ela alerta que as vagas são limitadas. Para os estudantes da rede estadual serão sorteadas 40 vagas para a fase inicial. “Todas as 14 diretorias regionais de educação serão contempladas, levando-se em consideração o número de estudantes matriculados em cada uma delas”, disse.
A diretora regional do polo Cáceres, Soeli Aparecida Rossi, diz que as três vagas destinadas às escolas da região já estão garantidas. “Buscamos o apoio dos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores para a divulgação do projeto”. Ela lembra que o polo sempre teve estudantes participando do PJB e que a data da inscrição é muita aguardada pelos jovens. “Já é tradição participar, sobretudo, pela projeção nacional que o evento dá aos finalistas”, completa.
As quatro vagas destinadas à DRE do Barras do Garças também estão sendo muito disputadas. Quem garante é a diretora Silvia Figueiredo de Souza. “Divulgamos o PJB desde o início das inscrições e, por aqui, o interesse tem sido grande a exemplo das edições anteriores. “Além de ser uma oportunidade para que os estudantes compreendam, na prática, qual é o papel da Câmara dos Deputados, eles têm a chance de identificar os desafios e obstáculos para a vivência da democracia nas relações sociais e também nas instituições políticas”.
Cronograma
Na etapa local, de 24 de julho a 10 de setembro, os estudantes participarão de uma jornada de aprendizagem, que se inicia com pesquisa sobre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais relacionadas ao aspecto do tema que foi escolhido. Além disso, nesta fase exploratória, deve ser feita uma escuta de outros jovens do mesmo município, bairro ou cidade, para entender melhor a realidade e compreender as necessidades, os anseios e as propostas da juventude local.
Na etapa estadual, de 23 de outubro a 10 de novembro, ocorrerá a votação popular das propostas apresentadas pelos demais estudantes da rede, além de avaliações de especialistas indicados pela organização. “Nessa fase, o estudante terá a oportunidade de sintetizar seus aprendizados em um discurso, ampliando sua voz e representando outros jovens de seu estado”, resume Valtricia.
Já na etapa final, prevista para ocorrer do dia 05 a 07 de dezembro, em Brasília, o desafio dos participantes é fazer ampliar as vozes da juventude de todos os estados brasileiros, elaborando uma Carta do PJB à Câmara dos Deputados. O legislativo irá custear para os jovens selecionados e seus professores apoiadores as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento.
A inscrição
A inscrição que dará o direito de participar do sorteio das vagas é feita por meio do preenchimento de um formulário eletrônico e do envio dos documentos exigidos via upload no formulário disponibilizado no link.