Com Ziyech em campo, Marrocos está invicta há mais de três anos

Com Ziyech em campo, Marrocos está invicta há mais de três anos
Compartilhar

 

 

Seleção Marroquina fez história nesta quinta-feira ao se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo após 36 anos. A confirmação do primeiro lugar do Grupo F veio com a vitória por 2 a 1 diante do Canadá, com show de Hakim Ziyech, um craque com história de sucesso, embora controversa, no Marrocos.

Com o meia em campo, o time africano não perde há mais de três anos. A última vez em que a equipe sofreu uma derrota com Ziyech em campo foi em 16 de junho de 2019, quando viu a Zâmbia vencer por 3 a 2 em amistoso.

Desde então, o jogador esteve em campo em 21 partidas por Marrocos, com 15 vitórias e seis empates (80,95% de aproveitamento). No entanto, ele ficou fora de 29 partidas nesse período, por motivos físicos e de brigas com o treinador.

Ausências

Mesmo sendo um dos nomes mais badalados da geração marroquina, o meia do Chelsea por pouco não ficou fora do Mundial, mesmo sem lesões. O jogador chegou a afirmar que não jogaria mais pela seleção após polêmicas com o antigo treinador, Vahid Halilhodzic.

Ziyech teve relação tulmutuosa com o bósnio e recebeu críticas por seu comportamento durante os períodos em que se juntou ao elenco de Marrocos. O técnico o acusou, ainda, de fingir uma lesão para não atuar em um amistoso.

A crise, entretanto, foi confirmada no início do ano, quando o meia ficou fora da lista de Halilhodzic para a Copa Africana de Nações. Após o torneio em que os marroquinos chegaram às quartas, o jogador declarou, aos 28 anos, que não atuaria mais pela seleção.

Desde a derrota contra a Zâmbia em 2019, Marrocos jogou 29 vezes sem Zyiech, com 20 vitórias, seis empates e três derrotas (75,86% de aproveitamento).

Dado como desfalque certo para a Copa, a sorte de Ziyech virou em agosto, quando o bósnio foi demitido da Seleção de Marrocos. O ex-jogador Walid Regragui assumiu o cargo e, assim, o convocou para os amitosos e para o Mundial.

Impacto

Voltando a atuar pelo seu país, Ziyech foi titular nas três partidas de sua seleção na fase de grupos da Copa do Mundo. Diante da Bélgica, pela segunda rodada, o meia chegou a marcar o primeiro gol do duelo, mas o VAR anulou por interferência de um jogador impedido.

Na rodada de encerramento da primeira fase, o meia foi crucial para carimbar a classificação e garantir a primeira colocação do Grupo F (contou com o empate entre Croácia e Bélgica).

A vitória por 2 a 1 contra o Canadá Ziyech ficou em campo por cerca de 76 minutos, mas precisou de apenas quatro para balançar as redes. Após erro na saída de bola, o marroquino aproveitou o goleiro Borjan adiantado e o encobriu da intermediária. Dezoito minutos depois, ele voltou a brilhar e deu a assistência para En-Nesyri ampliar e, dessa forma, garantir os três pontos.

Durante a partida, o camisa 7 do Marrocos, além de abrir o placar, teve atuação de destaque, com 22 passes certos (84,6% de acerto), sendo cinco para finalizações, uma virada de jogo e um lançamento. Os números são do FootStats.ndo, com a disputa da terceira rodada dos grupo G e H. Mais uma vez, serão quatro confrontos durante o dia, com dois às 12 horas (de Brasília) e outros dois às 16 horas (de Brasília).

Veja os jogos desta quinta-feira:

Grupo H

12h – Coreia do Sul x Portugal
12h – Gana x Uruguai

Grupo G

16h – Camarões x Brasil
16h – Sérvia x Suíça

Depois de garantir vaga nas oitavas de final com vitórias sobre Sérvia e Suíça, a Seleção Brasileira volta a campo para tentar encerrar a fase de grupos com 100% de aproveitamento. A equipe do técnico Tite lidera o Grupo G com seis pontos, seguida pela Suíça, com três, além de Camarões, com um, e Sérvia, também com um.

Já garantido no mata-mata, o Brasil garante a liderança do grupo com um empate, mas tentará a vitória para fechar a primeira fase com três vitórias. Do outro lado do confronto, o Camarões precisa vencer a Seleção Brasileira e torcer por uma derrota da Suíça para avançar às oitavas de final. Ainda assim, será preciso ficar de olho no saldo de gols da Sérvia.

No outro confronto do grupo, a Suíça pode avançar com um empate simples contra a Sérvia, mas uma vitória é o resultado de maior segurança. Já os sérvios precisam da vitória a todo custo para avançar, além de torcer pelo tropeço de Camarões contra o Brasil.

No Grupo H, a situação é semelhante. Portugal lidera a chave com seis pontos e já está classificado. Em seguida, Gana aparece na segunda colocação, com três pontos, enquanto Coreia do Sul e Uruguai somam apenas um ponto.

Assim como o Brasil, a seleção portuguesa precisa apenas de um empate para garantir a liderança da chave, mas busca a vitória para fechar a fase de grupos com 100% de aproveitamento. Já a Coreia do Sul precisa da vitória acima de tudo, além de secar a seleção de Gana. Neste cenário, os sul-coreanos também precisam ficar de olho no saldo de gols da seleção uruguaia.

O Uruguai ainda sonha com a classificação para as oitavas de final. Para isso, será preciso vencer Gana e torcer pelo tropeço da Coreia do Sul diante de Portugal. Enquanto isso, os ganeses podem avançar com um empate, caso os sul-coreanos não vençam os portugueses. Uma vitória garante a seleção africana no mata-mata da Copa do Mundo

Coreia do Sul x Portugal: escalações e informações sobre o jogo da Copa do Mundo

Portugal e Coreia do Sul encerram suas participações na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar nesta sexta-feira. O confronto válido pelo grupo H está marcado para o meio-dia (de Brasília), no estádio Cidade da Educação.

A seleção portuguesa, terceira a garantir classificação à fase eliminatória do Mundial após derrotar o Uruguai, buscará assegurar a liderança de seu grupo. Os lusitanos já ocupam o primeiro posto, com seis pontos conquistados, e precisam de apenas um empate diante dos coreanos para ficar no topo.

A equipe ainda pode terminar com a ponta mesmo em caso de derrota. Para isso, basta que Gana não a ultrapasse no quesito saldo de gols – no momento, a diferença é de três tentos.

Com a vaga em mãos, é provável que o técnico Fernando Santos opte por poupar alguns titulares visando o mata-mata. Ao longo da semana, o astro Cristiano Ronaldo não treinou com o grupo e fez atividades específicas na academia, podendo ser ausência para a partida.

Outros que podem descansar são os meio-campistas Bruno Fernandes e Rúben Neves, o atacante João Félix e o zagueiro Rúben Dias, todos pendurados e que, caso recebam cartão amarelo, ficarão de fora das oitavas de final.

Uma baixa certa é Nuno Mendes. O lateral-esquerdo deixou o campo chorando na vitória sobre o Uruguai por conta de uma lesão na coxa, e perderá inclusive o restante da competição. Já Danilo Pereira e Otávio, em trabalho de recuperação, são dúvidas

Com um ponto em dois jogos, a Coreia do Sul precisa de um milagre para ir ao mata-mata da Copa do Mundo. A vitória, claro, é imprescindível, mas não é o suficiente para conseguir a classificação. Além do triunfo, o time precisa contar com uma derrota de Gana para o Uruguai, e que os sul-americanos não fiquem à frente no saldo de gols (um tento de diferença).

Caso ganeses e uruguaios fiquem no empate, os asiáticos precisam que os africanos não o superem no mesmo quesito – a desvantagem dos sul-coreanos, atualmente, é de um gol. No momento, a Coreia é a terceira colocada do grupo e estará eliminada com um empate ou derrota contra Portugal.

A seleção não conta com suspensos ou desfalques por contusão e, portanto, deve ter força máxima para buscar a classificação. O único desfalque será do treinador Paulo Bento, que não estará à beira dos gramados diante de seu país natal após ser expulso na derrota para Gana, por 3 a 2. A equipe, então, será comandada pelo auxiliar Sergio Costa.

Simultaneamente, os outros componentes do grupo, Gana e Uruguai se enfrentam no estádio Al Janoub. Vale destacar que o adversário do Brasil nas oitavas de final sairá daqui. Caso a Seleção Brasileira confirme o primeiro lugar, irá encarar o segundo colocado do grupo H e, se ficar na segunda posição, duela contra o líder.

FICHA TÉCNICA
COREIA DO SUL X PORTUGAL

Local: Estádio Cidade da Educação, em Al Rayann (QAT)
Data: 2 de dezembro de 2022, sexta-feira
Horário: às 12h (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Nicolas Gallo (COL)

COREIA DO SUL: Kim Seung-Gyu; Kim Moon-Hwan, Kim Min-Jae, Kim Young-Gwon e Kim Jin-Su; Jung Woo-Young, Hwang In-Beom e Jeong Woo-Yeong (Lee Jae-Sung); Kwon Chang-Hoon (Na Sang-Ho), Son Heung-Min e Cho Gue-Sung.
Técnico: Sergio Costa (auxiliar)

PORTUGAL: Diogo Costa; João Cancelo (Dalot), Pepe, Rúben Dias (António Silva) e Raphael Guerreiro; Palhinha, William Carvalho (Matheus Nunes ou Vitinha), Bernardo Silva e João Mário; Gonçalo Ramos (Cristiano Ronaldo) e Rafael Leão.
Técnico: Fernando Santos

Camarões x Brasil: veja informações e prováveis escalações do jogo válido pela Copa

Nesta sexta-feira, a Seleção Brasileira enfrenta Camarões em partida válida pela terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2022. A bola rola no gramado do Estádio Lusail, em Lusail, no Catar, a partir das 16 horas (de Brasília).

O Brasil chega para o embate com a vida tranquila. Até o momento, são duas vitórias em duas partidas (2 a 0 sobre a Sérvia e 1 a 0 sobre a Suíça). Com isso, a equipe soma seis pontos, na liderança do grupo G, e já está garantida nas oitavas de final. A única coisa que está em jogo é a primeira colocação da chave. Para terminar na ponta, os brasileiros precisam apenas de um empate.

Em meio a este cenário, o técnico Tite decidiu poupar os seus principais jogadores devido ao pouco tempo de recuperação. Assim, os reservas terão uma boa oportunidade para mostrarem o seu futebol e, quem sabe, beliscar uma vaga entre os titulares.

O comandante tem apenas três incertezas na escalação. No meio de campo, Bruno Guimarães e Fred brigam por uma vaga ao lado de Fabinho. Um pouco mais para frente, a dúvida é entre Rodrygo e Everton Ribeiro. Já no ataque, Pedro e Gabriel Jesus concorrem pelo posto de centroavante.

As únicas baixas são Danilo, Alex Sandro e Neymar. O lateral direito está em transição para o gramado com o departamento médico após sofrer uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo. Já o lateral esquerdo sofreu uma contusão no músculo do quadril esquerdo. O atacante, por sua vez, teve detectada uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito, junto com um pequeno edema ósseo.

Do outro lado, Camarões ainda sonha com uma vaga nas oitavas de final. Os africanos somam uma derrota (1 a 0 para a Suíça) e um empate (3 a 3 com a Sérvia) e, com isso, estão na terceira colocação do grupo, com um ponto.

Para passar de fase, a seleção camaronesa precisa vencer o Brasil e torcer por um empate entre Sérvia e Suíça.

A principal esperança dos Leões Indomáveis é Aboubakar. O atacante foi o grande nome de Camarões no empate de 3 a 3 com a Sérvia. Ele entrou no segundo tempo, marcou um gol e deu uma assistência.

FICHA TÉCNICA
CAMARÕES X BRASIL

Local: Estádio Lusail, em Lusail, no Catar
Data: 2 de dezembro de 2022, sexta-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Ismail Elfath (Estados Unidos)
Assistentes: Kyle Atkins (Estados Unidos) e Corey Parker (Estados Unidos)
VAR: Alejandro Hernandez (Espanha)

CAMARÕES: Epassy; Collins Fai, Castelletto, N’Koulou e Nouhou Tolo; Anguissa, Hongla e Kunde; Mbeumo, Aboubakar (Toko Ekambi) e Choupo-Moting.
Técnico: Rigobert Song

BRASIL: Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles; Fabinho, Bruno Guimarães (Fred); Rodrygo (Everton Ribeiro); Antony, Gabriel Jesus (Pedro) e Gabriel Martinelli.
Técnico: Tite

Sérvia x Suíça: confira as informações e prováveis escalações do duelo pela Copa do Mundo

Sérvia e Suíça se enfrentam nesta sexta-feira para definirem quem avança para as oitavas de final da Copa do Mundo. Às 16h (de Brasília), as equipes entram em campo no Estádio 974 para definir qual delas ficará com a segunda vaga do Grupo G.

Os Sérvios são os lanternas do grupo, com apenas um ponto, conquistado no empate contra Camarões. Com isso, a equipe não tem outra opção senão uma vitória para ter chances de se classificar. Mesmo vencendo, a seleção sérvia precisa torcer para que os camaroneses não derrotem a Seleção Brasileira e ainda eliminar a diferença no saldo de gols.

Dragan Stojkovic, comandante da Sérvia, não terá desfalques para o duelo. O treinador não confirmou se sairá jogando com Vlahovic, atacante que atua pela Juventus, da Itália, mas confirmou que sua condição física está muito melhor do que nas primeiras rodadas.

A Suíça ocupa o segundo lugar do Grupo G, com três pontos, e pode se classificar até mesmo com um empate. Neste cenário, porém, Camarões não pode vencer o Brasil para que os suíços sigam na vice-liderança. Se forem derrotados, perdem a vaga independentemente do resultado do jogo dos camaroneses.

O técnico Murat Yakin não deve ter problemas para escalar sua equipe. O goleiro Yann Sommer e o zagueiro Nico Elvedi, titulares absolutos, tiveram um resfriado e estiveram ausentes em um treinamento, mas, segundo o treinador, estão recuperados e não preocupam.

FICHA TÉCNICA
SÉRVIA X SUÍÇA

Local: Estádio 974, em Doha (Catar)
Data: 02 de dezembro de 2022 (sexta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Fernando Andrés Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Pablo Belatti (ARG) e Diego Yamil Bonfá (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

SÉRVIA: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic, Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Tadic e Kostic; Vlahovic e Aleksandar Mitrovic
Técnico: Dragan Stojkovic

SUÍÇA: Sommer; Widmer, Akanji, Elvedi e Ricardo Rodríguez; Freuler, Xhaka, Shaqiri, Sow e Vargas; Embolo
Técnico: Murat Yakin

Gana x Uruguai: prováveis escalações e informações sobre o jogo da Copa

Gana e Uruguai entram em campo nesta sexta-feira em busca de uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. As seleções, que integram o Grupo H, vão se enfrentar às 12 horas (de Brasília), no Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah.

Ambas as equipes ainda têm chances de classificação e vão se encontrar após a épica partida de 2010, na Copa da África do Sul. Na ocasião, o Uruguai eliminou a Gana nas oitavas após Suárez impedir o gol ganês com a mão. No pênalti assinalado, Asamoah Gyan chamou a responsabilidade e desperdiçou a cobrança.

Simultaneamente, a Coreia do Sul irá duelar com o já classificado Portugal, que participam da mesma chave. A partida acontece no Estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan.

Gana busca revanche contra Uruguai e Suárez na Copa do Mundo
Seleção africana encara rival responsável por eliminação nas quartas de final de 2010 depois de defesa de atacante com a mão em gol que podia ter garantido a classificação.

A Gana, na segunda posição com três pontos, vai ao gramado precisando da vitória para se classificar confortavelmente e cravar vaga na próxima etapa.

Se os ganeses empatarem com o Uruguai, terá que torcer para um tropeço dos coreanos. Caso a equipe asiática vença Portugal por mais de um gol, a Coreia avança no grupo.

Até aqui, a Gana acumula dois jogos bem agitados. Na primeira rodada, perdeu para Portugal por 3 a 2. Já no segundo compromisso venceu a Coreia do Sul pelo mesmo placar.

O técnico Atto Oddo tem seis jogadores pendurados: Iñaki Williams, André Ayew, Kudus, Seidu, Daniel Amartey e Tariq Lamptey.

Já pelo lado uruguaio a situação é mais complicada. A seleção é a lanterna do grupo com apenas um ponto, conquistado no empate com a Coreia no primeiro jogo. Na segunda rodada perdeu para Portugal, por 2 a 0.

Para sonhar com uma classificação, o Uruguai tem que vencer a todo custo se não estará eliminado. Se conseguir levar a melhor no embate, também terá que torcer para a Coreia tropeçar. Caso o time asiático ganhe, a vaga será decidida no saldo de gols.

O Uruguai também sofre com cartões amarelos. Cáceres, Mathías Olivera e Bentancur então pendurados.

FICHA TÉCNICA
GANA X URUGUAI

Local: Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah (QAT)
Data: 2 de dezembro de 2022, sexta-feira
Horário: às 12 horas (de Brasília)
Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Assistentes: Jan Seidel (ALE) e Rafael Foltyn (ALE)
VAR: Bastian Dankert (ALE)

GANA: Ati Zigi; Lamptey, Amartey, Salisu e Mensah; Abdul Samed, Partey e Kudus; Jordan Ayew, André Ayew e Iñaki Williams.
Técnico: Atto Oddo

URUGUAI: Rochet; Varela (Cáceres), Godín, Giménez e Mathías Oliveira (Viña); Bentancur, Vecino, De la Cruz (Arrascaeta) e Valverde; Darwín Ñunez e Suárez (Cavani).
Técnico: Diego Alonso

Eliminação da Alemanha garante Brasil como único pentacampeão mundial por mais quatro anos

A Alemanha deu adeus à Copa do Mundo de 2022 precocemente nesta quinta-feira. Apesar da vitória por 4 a 2 diante da Costa Rica, os alemães não alcançaram a Espanha e o Japão e permaneceram na terceira colocação, resultando na eliminação. Quem ganhou motivos para comemorar, no entanto, é o Brasil.

Com a segunda eliminação consecutiva dos alemães na fase de grupos (também não avançou às oitavas em 2018), a Seleção Brasileira manterá, por pelo menos mais quatro anos, o posto de maior campeã mundial.

Com cinco títulos, conquistados em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, o Brasil é o país com mais títulos de Copa do Mundo na história. Logo atrás na lista, Itália e Alemanha somam quatro troféus cada e, dessa forma, só poderão chegar ao pentacampeonato a partir da edição de 2026.

A Itália não se classificou para a Copa de 2022 e, assim, a queda da Seleção Alemã garante aos brasileiros pelo menos mais quatro anos como os únicos pentacampeões. A dupla europeia, porém, não será igualada por nenhum outro país, uma vez que não há nenhum tricampeão mundial atualmente.

Caso confirme o hexacampeonato, o Brasil ganhará oito anos de tranquilidade como maior campeão mundial, pois tanto a Itália quanto a Alemanha precisarão vencer as próximas duas Copas para alcançar o time tupiniquim.

Além da Seleção Brasileira, seguem na Copa do Mundo de 2022 outros cinco países que já conquistaram o troféu: França (dois títulos), Argentina (dois títulos), Uruguai (dois títulos), Inglaterra (um título) e Espanha (um título).

Fonte:  gazetaesportiva.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %