A Justiça Eleitoral de Mato Grosso negou o pedido de registro de Tião da Zaeli (PL), que concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa da advogada Flávia Moretti (PL), em Várzea Grande. O postulante se disse “surpreso” com a decisão e irá recorrer.
A negativa foi expedida após análise de irregularidades nos documentos apresentados pelo candidato, além de processos de inelegibilidade pendentes.
Segundo a sentença, a defesa foi apresentada fora do prazo legal, inviabilizando a análise dos argumentos. Além disso, Zaeli não apresentou a certidão criminal exigida pela Justiça Federal de 1º grau, condição fundamental para a aprovação de seu registro.
“Com efeito, não obstante tenha sido devidamente notificado para sanar as mencionadas irregularidades no prazo de 03 (três) dias, o requerente Sebastião dos Reis Gonçalves não atendeu à determinação judicial e deixou de apresentar certidão criminal para fins eleitorais”, cita o documento judicial.
Consta no processo, que o Ministério Público Eleitoral (MPE) apontou ainda que o candidato possui restrições em decorrência de um processo por doação irregular acima do limite legal, ligada à empresa Comercial de Alimentos Globo Ltda., da qual ele é sócio-administrador, na eleição de 2014.
Dessa forma, o juiz eleitoral Carlos Roberto Barros de Campos indeferiu o pedido de candidatura, impedindo Sebastião Gonçalves de concorrer nas eleições municipais de 2024.
Outro lado
Por meio da assessoria da coligação, Zaeli se manifestou negando as irregularidades e disse que irá recorrer da decisão. “A Coligação Sede por Mudança recebeu com surpresa a decisão de indeferimento do registro do candidato a vice-prefeito Tião da Zaeli (PL). Assim que notificada, a Coligação apresentará recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), com a plena convicção de que o registro será deferido, uma vez que Tião da Zaeli preenche todas as condições para ser candidato a vice-prefeito de Várzea Grande nas eleições municipais deste ano”, citou.
Fonte: www.gazetadigital.com.br