Quadrilha utilizava aviões para transportar a cocaína adquirida no Peru e na Bolívia, utilizando o Estado como entreposto
Mato Grosso é considerado uma das principais rotas do tráfico de cocaínapara a Europa.
Esse quadro foi apresentado no programa Fantástico, da Rede Globo, de domingo (17).
Preso em Mato Grosso do Sul, o ex-major da Polícia Militar, Sérgio Roberto de Carvalho, é apontado como o responsável por um dos esquemas descoberto e desmantelado pela Polícia Federal.
Leia também:
PF faz operaçãocontra tráfico chefiado por ex-major PM
PF e Receita miram lavagem de dinheiro com ouro de garimpo ilegal
Carvalho é conhecido como “Pablo Escobar brasileiro”, numa referência ao traficante colombiano, que implantou um verdadeiro império das drogas no país sul-americano, com conexões com outras partes do mundo.
O esquema do ex-PM trazia a droga de países da América Latina até o Brasil e, depois, seguia para Europa.
Por ter muitas fazendas e pistas clandestinas que recebem os voos vindos do exterior com a droga, Mato Grosso era uma das rotas da droga.
A Polícia Federal levantou que, somente neste ano, a organização criminosa enviour 16 toneladas de cocaína para a Europa.
ENTREPOSTO – A Polícia Federal deflagrou, no dia 6 deste mês as operações Catrapo e The Fallen, em dez estados – entre eles, Mato Grosso.
O objetivo da ação polcial foi desarticular uma organização criminosa responsável por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e contrabando.
O grupo tinha como líder o ex-major Sérgio Roberto de Carvalhgo, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, preso no último mês, em ação de cooperação policial internacional.
Durante as investigações, foi identificado que a organização criminosa se utilizava de aviões para transportar a cocaína adquirida no Peru e na Bolívia para a Europa, utilizando o Estado do Mato Grosso como entreposto.
Leia AQUI e veja a reportagem do Fantástico
Fonte: diariodecuiaba.com.br