Exceção é no Nordeste. Inmet prevê chuvas mais fortes na Região Sul, mas Centro-Oeste e Sudeste também terão pancadas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que no noroeste e no sul do país, as chuvas vão ser fortes até o dia 27 de novembro. Mas haverá pancadas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, por causa de um canal de umidade. Em compensação, o Nordeste segue com clima quente e seco no período.
Já entre 28 de novembro e 6 de dezembro, grandes acumulados de chuva, com volumes maiores que 100 milímetros, virão forte no leste da Região Sudeste. E no Sul, que sofre com as tempestades no segundo semestre, mais pancadas superiores a 50 mm, principalmente no oeste.
Confira como ficará o tempo em todas as regiões nas próximas duas semanas.
Até 27/11, chuvas só não vão para o Nordeste
Norte: chuva em forma de pancadas, com valores maiores que 80 milímetros (mm) no Amazonas, Acre, Rondônia e sul de Roraima. Pode haver raios, rajadas de vento e trovoadas. Em áreas pontuais do Pará e do Tocantins, menos precipitação e mais umidade. No restante da área, tempo seco e sem chuva.
Nordeste: tempo seco e sem chuva, principalmente na parte norte e leste da região. Os especialistas do Inmet não descartam pancadas de chuva isoladas no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, incluindo as áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Também podem aparecer raios, rajadas de vento e trovoadas.
Centro-Oeste e Sudeste: por causa de um canal de umidade, há previsão de pancadas de chuva localizadas em áreas de São Paulo e da Região Centro-Oeste, com mais de 50 mm e acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. No restante do Sudeste, as precipitações vêm em menor quantidade.
Sul: os temporais retornam até esta quarta-feira (22/11) por causa de uma massa de ar quente e úmida. Raios, rajadas de vento, trovoadas e queda de granizo são esperados. Precipitação com volume superior a 70 mm em áreas do Paraná e oeste de Santa Catarina.
Entre 28/11 e 6/12, até o Nordeste terá temporais
Norte: acumulados maiores que 50 mm no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará. Mais para cima, o volume deve ser inferior a 20 mm.
Nordeste: no norte e no leste, mais tempo seco. Porém, há a expectativa de pancadas de chuva passageiras no Maranhão, Piauí e Bahia (inclusive áreas do Matopiba).
Centro-Oeste e Sudeste: chuvas intensas, que devem ultrapassar 90 mm. Isso deve acontecer em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Mas outras áreas também podem ter pancadas de chuva de forma isolada.
Sul: acumulados de chuva intensa e maiores que 90 mm no noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. No Paraná, pancadas de chuva que podem ultrapassar 50 mm.