Chegou a hora da tão aguardada estreia do Atlético-MG na Libertadores de 2023. Nesta quarta-feira, o Galo realiza sua primeira partida na fase prévia da competição, diante do Carabobo, da Venezuela. O jogo está marcado para as 21h30 (de Brasília), no Estádio Olímpico de la UCV, em Caracas.
Esta será a segunda vez que o time mineiro disputará a Pré-Libertadores. A outra foi em 2019, quando passou por Danúbio e Defensor, ambos do Uruguai, para chegar à fase de grupos. Desta vez, a equipe se colocou na condição após ficar em sétimo lugar no Brasileirão do ano passado.
Buscando conquistar a América pela segunda vez em sua história, o Atlético possui um trunfo para vencer o Carabobo: está invicta contra clubes venezuelanos. Não fosse pelo empate com o La Guaira, em 2021, o Galo contaria com 100% de aproveitamento nesses confrontos.
Em campo, entretanto, a equipe tem sérios problemas. O técnico Eduardo Coudet não poderá escalar o atacante Hulk, principal destaque do time. Ele testou positivo para covid-19 no último domingo e sequer viajou com a delegação atleticana à Venezuela.
Outros dois atacantes, Vargas e Pavón também não estão à disposição, ambos pelo mesmo motivo: suspensão. O primeiro é baixa pela expulsão nas quartas contra o Palmeiras, em 2022. Já o segundo recebeu uma punição relativa à confusão entre Atlético-MG e Boca Juniors, na edição de 2021, quando ainda defendia o clube argentino.
Desta forma, Eduardo Sasha é o mais cotado para formar dupla de ataque com Paulinho. A lista de relacionados ainda tem Ademir e o jovem Cadu, de apenas 18 anos, revelado pela base alvinegra. Por fim, Zaracho também ficou de fora (ele se recupera de uma lesão no tornozelo).
Apesar de todas as dificuldades, o Galo chega confiante por dois motivos: início do trabalho de Coudet e bons resultados na largada do Campeonato Mineiro. O Atlético disputou seis partidas no Estadual até aqui, com cinco vitórias e somente um empate, no clássico com o Cruzeiro.
🏆 Amanhã começa a batalha pela #GloriaEterna!#ContinenteAtleticano 🏴🏳️ pic.twitter.com/fRhaRGkhNt
— Atlético (@Atletico) February 21, 2023
Do outro lado, o Carabobo marcará sua quarta presença na Libertadores com este nome – participou três vezes na década de 1970, em 1970, 1972 e 1974, mas era chamado de Valencia. Voltou a disputar a competição na última década, mas foi eliminado nas fases preliminares em 2017, 2018 e 2020.
O clube foi o quarto colocado da liga venezuelana na temporada passada e, em 2023, disputou apenas dois jogos sob o comando do novo técnico, Juan Domingo Tolisano. Empatou com o Caracas, por 0 a 0, e venceu o Zamora, por 3 a 0.
Cabe ressaltar que o vencedor do confronto não ganha vaga direta à fase de grupos do torneio. Quem passar, chega à terceira fase da Pré-Libertadores, que será disputado contra aquele que sagrar-se ganhador do duelo entre Universidad Catolica-EQU x Millonarios-COL.
FICHA TÉCNICA
CARABOBO-VEN X ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Olímpico de la UCV, em Caracas (VEN)
Data: 22 de fevereiro de 2023, quarta-feira
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Assistentes: José Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
VAR: Nicolas Gallo (COL)
CARABOBO: Vachoux; Cuesta, Aponte, Lujano e Pernía; Contreras, González, Vargas, Pérez e Covea; Balza.
Técnico: Juan Domingo Tolisano
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Bruno Fuchs, Jemerson e Dodô; Allan, Edenílson, Patrick e Pedrinho; Paulinho e Eduardo Sasha.
Técnico: Eduardo Coudet
Fonte: www.gazetaesportiva.com