Botafogo bate Fluminense com gol de Tiquinho e quebra jejum de quatro rodadas no Brasileiro

Botafogo bate Fluminense com gol de Tiquinho e quebra jejum de quatro rodadas no Brasileiro
Compartilhar

Neste domingo, sob comando de Lucio Flavio, o Botafogo fez 2 a 0 no Fluminense, no Maracanã, pela 26ª rodada do Brasileirão. Líder do campeonato, o Fogão voltou a vencer depois de quatro jogos, com gols de Tiquinho Soares e Júnior Santos, e ganha ainda mais confiança na corrida pelo título.

Com a demissão de Bruno Lage na última terça-feira, o Botafogo apostou em Lucio Flavio, uma solução caseira. O auxiliar assumiu o time de forma interina e recolocou o Fogão nos trilhos após uma série de quatro jogos sem vencer (três derrotas e um empate) pelo Brasileirão, sequência que custou o emprego do treinador português. No fim do clássico, a torcida alvinegra cantou e apoiou o novo treinador.

Agora com 55 pontos, o Botafogo lidera o campeonato com nove pontos a mais que o Red Bull Bragantino, que empatou em 1 a 1 contra o Athletico-PR neste domingo. Além de recuperar o fôlego no Brasileirão, o Fogão fecha um ano perfeito contra o Fluminense – venceu o rival nos três jogos que disputaram em 2023, um pelo Carioca e no turno e returno do Brasileirão.

Após a épica classificação para a final da Copa Libertadores, Fernando Diniz só preservou Felipe Melo no clássico. O Fluminense ficou mais distante de brigar pelo título do Brasileirão. Além disso, amargou a primeira derrota como mandante no torneio. Com 41 pontos, o Flu está na sexta colocação, mas ainda pode perder posições.

Na próxima rodada, o Botafogo visita o América-MG, no dia 18, às 20h (de Brasília). O Fluminense também volta a jogar no dia 18, quando recebe o Corinthians, no Maracanã, às 21h30. O calendário do Brasileirão vai parar para a data Fifa.

O jogo

O Fogão quase abriu o placar com 40 segundos. Após cobrança de lateral, Júnior Santos cruzou para Eduardo. Ele cabeceou, mas viu Fábio salvar o Fluminense. O Tricolor Carioca respondeu aos 12 minutos. Ganso recebeu na entrada da área e chutou por cima. O Botafogo deu a resposta no mesmo minuto, com Victor Sá, que parou em Fábio, mas o lance foi anulado. A bola bateu na mão do atacante.

O Botafogo pressionou a saída de bola do Fluminense e forçou erro de Nino. Após cruzamento, Tiquinho ajeitou para Marlon Freitas, mas ele emendou por cima, aos 13 minutos. O volante apareceu novamente dois minutos depois. A finalização de fora da área saiu à direita. O Tricolor Carioca voltou a criar. Cano finalizou e Lucas Perri defendeu.

O Botafogo, então, deu o bote. Aos 19 minutos, Tchê Tchê deixou Júnior Santos cara a cara com Fábio. O atacante driblou o goleiro e fez 1 a 0. O Fogão ampliou dois minutos depois. Em contra-ataque, Júnior Santos avançou e tocou para Tiquinho Soares. O centroavante tocou por cobertura e fez 2 a 0. Foi o 15º gol de Tiquinho, artilheiro do Brasileirão.

Insatisfeito com a atuação do Fluminense, Fernando Diniz mudou aos 28 minutos da etapa inicial. Ele colocou Alexsander no lugar de Marlon. André, assim, foi recuado para a zaga. O Tricolor Carioca quase diminuiu aos 30 minutos. Keno recebeu da entrada da área e chutou. A bola saiu à esquerda, com perigo. No minuto seguinte, Arias arriscou da intermediária. Perri rebateu.

Aos 41, Keno deu lindo passe para John Kennedy. Contudo, ele não pegou como gostaria e perdeu grande chance para o Fluminense. A bola ficou com Lucas Perri. O Flu quase diminuiu aos 47 minutos. John Kennedy recebeu de Ganso na entrada da área e chutou. A bola desviou em Adryelson, Perri tocou nela, que ainda explodiu na trave. O Botafogo foi para o intervalo com 2 a 0 no placar.

Diniz voltou com Lima no lugar de Ganso. O Fluminense encontrou dificuldade para criar na começo da etapa final. O Botafogo buscava o contra-ataque. Em um deles, aos 14 minutos, Marlon Freitas foi lançado pela direita e acertou a trave.

Aos 17, Keno recebeu na entrada da área e chutou. A bola desviou e foi para fora. No minuto seguinte, Marcelo arrancou pelo meio e arriscou de fora. A bola foi por cima. O Botafogo teve chance para ampliar aos 32 minutos. Luis Henrique, alteração de Lucio Flavio, foi lançado pela esquerda e ficou cara a cara com Fábio. O goleiro tricolor salvou.

Gabriel Pires, outra mudança de Lucio Flavio, deu trabalho para Fábio, aos 44 minutos. O goleiro espalmou finalização do meia. Aos 51, Leo Fernández, que entrou na etapa final, obrigou Perri a espalmar cobrança de falta. O líder Botafogo ficou com a vitória no Maracanã e se recuperou no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 0 X 2 BOTAFOGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 08/10/2023, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 45.193 torcedores
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-Fifa-SP)

Cartão amarelo: Tchê Tchê e Marlon Freitas (Botafogo) e Keno, John Kennedy e Fernando Diniz (Fluminense)

Gols:
Fluminense:
Botafogo: Júnior Santos, aos 19′ do 1ºT, e Tiquinho Soares, aos 21′ do 1ºT

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Yony González), Nino, Marlon (Alexsander) e Marcelo (Leo Fernández); André, Ganso (Lima) e Arias; Keno (Diogo Barbosa), John Kennedy e Cano.
Técnico: Fernando Diniz.

BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Víctor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas (Danilo Barbosa), Tchê Tchê (Gabriel Pires) e Eduardo; Júnior Santos (Luis Henrique), Victor Sá (Carlos Alberto) e Tiquinho Soares (Hugo).
Técnico: Lucio Flavio.

 

 

 

 

Fonte: www.gazetaesportiva.com


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %