Partes da Catalunha, na Espanha, foram atingidas por uma forte tempestade de granizo na última terça-feira (30/8), com bolas gigantes de gelo que deixaram dezenas de pessoas feridas e mataram uma criança de 20 meses em um vilarejo catalão – o bebê foi atingido na cabeça.
Vídeos mostram uma tempestade que durou cerca de dez minutos, destruindo janelas, telhados e linhas de abastecimento de energia elétrica. Isso ocorre apesar de grande parte da Espanha enfrentar um período de secas excepcionalmente fortes. É que o verão com temperaturas em níveis atípicos deixou o Mar Mediterrâneo mais quente do que o costume nesta época do ano, aumentando a virulência de tempestades.
Além disso, as mudanças climáticas estão alterando os padrões de tempestades de granizo no mundo, uma vez que o ar mais quente faz com que mais água evapore da superfície terrestre. O granizo se forma quando essa umidade sobe a partes da atmosfera onde o ar é frio a ponto de congelar as gotas d’água.
A agência meteorológica Meteocat diz que as pedras de granizo desta semana foram as maiores registradas na Espanha em duas décadas.
BBC NEWS BRASIL