Curso teve duração de 43 dias e formou agentes da PMMT e de outras instituições de segurança e atendimentos de emergência
A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário, realizou a formatura de 14 alunos do 3º Curso de Especialista em Escolta e Batedor Motorizado, na noite desta terça-feira (03.10), no Quartel do Comando-Geral da PMMT, em Cuiabá.
A turma foi composta por agentes da Polícia Militar de Mato Grosso, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército Brasileiro, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da empresa de atendimento hospitalar Nordeste Emergências.
Durante 43 dias, os alunos foram capacitados em disciplinas teóricas e práticas voltadas para o trabalho de escoltador motorizado, que consiste em garantir a circulação de trânsito e a segurança da sociedade durante o deslocamento de autoridades, delegações e comitivas, valores, equipes e personalidades, nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, em grandes eventos.
O comandante-geral da PMMT, coronel Alexandre Corrêa Mendes, parabenizou os formandos e agradeceu a presença dos familiares de cada um. O comandante-geral ainda ressaltou a importante qualificação na carreira dos militares e o apoio de instituições parceiras que também se capacitaram com o curso.
“Durante a chegada aos nossos objetivos, vão surgir obstáculos e nosso foco não pode desviar jamais do nosso objetivo. E os senhores estão concluindo nesta noite este objetivo, com muita dedicação, trabalho e empenho, dias longes de seus familiares, com muito esforço. Só devo também agradecer a confiança das unidades parceiras que vieram fazer este curso conosco, gratidão por confiarem na nossa instituição”, destacou o coronel Mendes.
Um dos alunos formandos do curso, o major PM Lucas Maciel agradeceu aos instrutores pelos conhecimentos adquiridos e ressaltou a parceria entre todos os alunos, que garantiram uma experiência agradável durante os mais de 40 dias de capacitação.
“Gostaria apenas de agradecer aos nossos comandantes e coordenadores por nos darem as instruções corretas e importantes dentro do curso e também a união entre todos os alunos, somado a coragem que tivemos para enfrentar esses desafios, durante todos esses dias de muito trabalho”, pontuou.
O comandante do Batalhão de Trânsito, tenente-coronel Adão César Rodrigues Silva, destacou que o curso foi criado no ano de 2019 e que, ao longo de três edições, mais de mais de 80 agentes da PMMT e de outras instituições de diversos Estados foram formados, fazendo com que em pouco tempo, o curso se tornasse referência para todo o país.
“Desde a criação do curso, inúmeros foram os desafios, desde o planejamento, aprovação e condições estruturais oferecidas aos alunos em suas instruções teóricas e práticas, mas o desafio foi aceito, enfrentado e superado. Aos senhores alunos, afirmo que, sem sombra de dúvidas, são batedores, e este conhecimento levarão para as suas unidades e instituições pela vida toda”, finalizou o comandante.
Também estiveram presentes na solenidade, a comandante-adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel Wilker Soares Sodré; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT, coronel Januário Batista; o comandante do Comando de Policiamento Especializado da PMMT, coronel Antônio Gilvando Souza; o superintendente substituto da PRF de Mato Grosso, Fábio Pastor; o capitão Murilo Helrillg, representando o 13º Pelotão do Exército de Mato Grosso; entre demais autoridades militares e civis.
Fonte: www.midianews.com.br