País enfrenta baixa capacidade de eletricidade e foi obrigado a importar energia de países vizinhos
Grandes áreas da Ucrânia estão enfrentando apagões contínuos e de emergência, já que o país enfrenta uma capacidade histórica de baixa energia devido aos ataques russos contra infraestruturas críticas
Quase metade da capacidade disponível da Ucrânia foi danificada ou destruída, de acordo com o CEO da Ukrenergo, Volodymyr Kudrytskyi.
“Estamos lidando com uma escala absolutamente sem precedentes de destruição. E os déficits que temos no sistema de energia agora, que nem sequer são cobertos pelas importações bastante poderosas que vêm da Europa para a Ucrânia, são precisamente o resultado dessa destruição”, disse Kudrytskyi à mídia local.
A destruição significa que a Ucrânia está enfrentando uma histórica baixa capacidade de geração de energia, disse ele, e anunciou limites de consumo de eletricidade em todas as regiões da Ucrânia.
“A principal razão para as restrições são as consequências de seis ataques de mísseis inimigos contra usinas ucranianas. Devido a danos significativos, eles não podem produzir tanta eletricidade quanto antes dos ataques”, explicou.
A Ucrânia importou energia da vizinha Polônia, Romênia e Moldávia. Também recebeu assistência de emergência da Polônia, mas Kudrytskyi alertou que essas medidas são insuficientes.