Arena Pantanal ganha iluminação especial para conscientização da prevenção ao câncer colorretal

Arena Pantanal ganha iluminação especial para conscientização da prevenção ao câncer colorretal
Compartilhar

O câncer colorretal é o terceiro tipo de maior incidência no Brasil, ficando atrás apenas dos de mama e próstata
Arena Pantanal “vestiu-se” de azul para alertar a população da importância do diagnóstico e do tratamento precoce da doença – Foto por: Secom-M

A Arena Pantanal recebe, neste mês de março, iluminação especial na cor azul, simbolizando a conscientização pela prevenção ao câncer colorretal. A ação serve de alerta para a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce da doença.

O câncer colorretal é o terceiro tipo de maior incidência no País, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ficando atrás apenas dos cânceres de mama e próstata.

A doença é prevenível e ocorre devido a tumores que surgem no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.

Pelo menos 16 mil pessoas em Mato Grosso devem ser diagnosticadas com câncer colorretal em 2023, conforme estimativa do Inca.

“A Arena Pantanal se consolidou como um importante espaço esportivo e de convivência para a população de Mato Grosso. Ao usarmos sua estrutura para a campanha de prevenção ao câncer colorretal, esperamos que nosso grandioso estádio também ajude as pessoas a se lembrar sobre a importância de se prevenir e de se cuidar”, comentou o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Carvalho Neves.

Saúde é prevenção
O MT Saúde e a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) aderiram à campanha nacional “Março Azul”. Com o mote “Saúde é prevenção. Cuide de você, evite o câncer de intestino”, o movimento é uma iniciativa das Sociedades Brasileiras de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP), juntamente com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

“O câncer colorretal é uma doença prevenível, tem tratamento e é curável, desde que o caso seja detectado precocemente”, afirma o gastroenterologista e endoscopista Roberto Barreto, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva em Mato Grosso (Sobed/MT) e médico credenciado ao plano MT Saúde pela Clínica Vida.

Nayara Takahara  MT Saúde

Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %