Ao menos 14 presos fugiram da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa (730 km ao Leste de Cuiabá), durante a noite de segunda-feira (3), horas depois de um motim ter sido registrado dentro da unidade. Túnel foi encontrado dentro da Ala 1.
De acordo com as informações apuradas pela reportagem do GD, a fuga foi registrada logo depois das 20h. Equipe de investigadores da Polícia Civil encontrou um túnel grande, que se inicia no raio Azul da Ala 1, onde acontece o banho de sol.
Consta que o túnel tem aproximadamente 30 metros e a terra retirada do local foi colocada no cubículo, onde os presos dormem. O percurso finalizava do lado de fora do presídio, encostado no muro.
Motim
Durante a tarde, equipe da Polícia Penal que atua no local registrou um motim enquanto os presos estavam no banho de sol. Alguns recuperandos começaram a bater nas grades e fazer ameaças aos servidores.
Com o início da confusão, foi determinado o retorno às celas, o que não foi obedecido por grande parte dos presos. Foi necessário o uso de força moderada, sendo que um dos presos acabou sendo atingido por bala de borracha na perna.
Busca e recaptura
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que os efetivos das polícias Penal e Militar, além do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), estão trabalhando na recaptura dos foragidos. Além disso, em paralelo, a Sesp está apurando o plano de fuga dos presos.
O Sindicato dos Policiais Penais de Mato Grosso (Sindspen-MT) também se manifestou afirmando que junto com a Polícia Militar tem ajudado na captura dos reeducandos. Segundo o comunicado, por meio do setor de operações especiais, os policiais atuam na escolta, guarda, monitoramento e captura dos presos. Ainda conforme a categoria, a unidade prisional de Água Boa tem capacidade para 350 detentos, mas abriga mais de 600 presos.
Fonte: gazetadigital.com