Um procedimento de captação multipla de órgãos foi realizado na tarde dessa quinta-feira (27) no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). No total, foram doados dois rins, um fígado e duas córneas após a confirmação de morte cerebral de um doador. Os órgãos irão beneficiar 5 pecientes que aguardam na fila de transplante.
Essa foi a segunda captação de múltiplos órgãos, após constatada a morte encefálica do doador, realizada em Mato Grosso em 2025. No total, foram captados cinco órgãos sólidos e quatro tecidos (córneas). Em 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos no estado.
Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a Central Estadual de Transplantes sempre realiza capacitações aos profissionais dos hospitais notificadores e isso vem sendo demostrado na organização e condução do processo de doação e transplantes.
Anita também destacou a importância da retomada pelo Governo do Estado da realização de transplante renal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso, que começou a ser realizada em março no Hospital e Maternidade São Mateus, em Cuiabá.
“A Coordenadoria Estadual de Transplantes também desenvolve ações de sensibilização aos profissionais de saúde e à sociedade em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes”, explicou.
Fonte: www.gazetadigital.com.br