O meia Guilherme Biro sempre foi visto como um dos jovens mais promissores das categorias de base do Corinthians. Técnico, habilidoso e com capacidade de fazer diferentes funções em campo, o garoto de 19 anos foi promovido ao time de cima cercado sob forte expectativa.
Porém, o 2022 de Biro não foi como o esperado. O jovem até teve breve sequência como titular com o técnico Vanderlei Luxemburgo, mas perdeu espaço e espera se consolidar de vez no profissional na próxima temporada, com Mano Menezes.
Um dos motivos do jovem não ter deslanchado no Corinthians foi sua ausência, causada pelas constantes convocações para a Seleção Brasileira sub-20.
Biro perdeu praticamente todo o Campeonato Paulista por conta da disputa do Sul-Americano sub-20, que terminou em título da Amarelinha em cima do Uruguai. No Estaudal. o jovem foi relacionado na vitória do Timão sobre o Santo André por 3 a 1, mas não entrou em campo. Na época, o Alvinegro era comandado por Fernando Lázaro.
A estreia do meia na temporada aconteceu no empate em 1 a 1 com o Fortaleza, no dia 8 de maio, sob o comando de Luxemburgo. O “Pofexô”, após a partida, encheu o garoto de eloios.
“Essa semana treinamos, vi ele (Biro). Ele é um jogador interessantíssimo, pode jogar por dentro e por fora, na esquerda e na direita. Ele quebra linhas, isso é fundamental. Ele é um jogador diferente e vai dar muitas alegrias ao Corinthians”, comentou Luxa na ocasião.
Logo em seguida, porém, mais uma convocação para a Seleção Brasileira sub-20, dessa vez para a Copa do Mundo da categoria. O Brasil caiu nas quartas de final do Mundial, para Israel, e Biro desfalcou o Corinthians em oito jogos.
Após causar boas primeiras impressões com Luxemburgo, Biro engatou uma sequência de quatro jogos como titular no Corinthians entre junho e julho. O atleta iniciou jogando contra Cuiabá (1 a 1), Santos (2 a 0), Athletico-PR (0 a 1) e Red Bull Bragantino (0 a 1).
Depois, o meia passou a perder espaço. Da derrota para o Braga até o empate em 1 a 1 com o Flamengo (7 de outubro), o atleta participou de 10 jogos, sendo cinco como titular, ganhando grande parte de sua minutagem na Copa Sul-Americana.
Logo em seguida, Biro ficou mais um período cedido à Seleção Brasileira, dessa vez para a sub-23, devido à disputa dos jogos Pan-Americanos. No final das contas, o Brasil conseguiu a medalha de ouro do torneio, empatando com o Chile no tempo normal da final e vencendo nas penalidades máximas. O jovem desfalcou o Timão em seis compromissos.
Na última meia dúzia de jogos do Corinthians no ano, Biro foi relacionado por Mano Menezes em três e atuou em apenas um, como titular, na vitória por 2 a 0 contra o Coritiba.
Ao todo, o meia acumulou 17 partidas nesta última temporada, sendo 10 como titular, e não teve nenhuma participação em gol. A estreia de Biro no profissional aconteceu em 2022, com o técnico Vítor Pereira.
Em julho, o Corinthians recusou uma proposta de US$ 7 milhões (R$ 33 milhões na cotação da época) do Al-Sadd, do Catar, pelo jogador. Na ocasião, a diretoria chefiada por Duilio Monteiro Alves avaliou que o garoto poderia render ainda mais aos cofres alvinegros.
Fonte: www.gazetaesportiva.com