A vitória do Fluminense sobre o Ceará na noite desta segunda-feira, por 1 a 0, garantiu ao time tricolor uma vaga na Copa Libertadores da América em 2023. Com 61 pontos conquistados, a equipe assegurou a classificação com três rodadas de antecendência.
A vaga, entretanto, ainda não é direta à fase de grupos do torneio. O clube pode alcançar a meta ainda nesta rodada, caso São Paulo e Atlético-MG fiquem no empate no Morumbi.
Outro que está perto de garantir a vaga é o Corinthians. Para isso, basta o Timão conquistar uma vitória simples em uma das próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. A primeira oportunidade será já nesta quarta-feira, quando a equipe visita o Flamengo no Maracanã, às 21h30 (de Brasília).
São Paulo e Santos, por sua vez, ainda lutam para conseguir a classificação para o torneio em 2023. Uma vaga direta é improvável, mas na Pré-Libertadores é possível. O Tricolor é o atual oitavo colocado e, neste momento, assegura sua ida à fase prévia da competição. Já o Peixe, 12º, está no bolo com Fortaleza, Botafogo, América-MG e Goiás.
👋🇭🇺 ¡Bienvenido, @FluminenseFC! Por tercer año consecutivo, el Tricolor jugará la CONMEBOL #Libertadores: en 2023, será su participación 9⃣. pic.twitter.com/0V18EFeEbO
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) November 1, 2022
Com a confirmação do Fluminense, a Libertadores já tem 33 dos seus 47 participantes definidos. O time carioca se junta a Palmeiras, Internacional e Flamengo, atual campeão da América e da Copa do Brasil, entre os representantes brasileiros. Contudo, diferente do Flu, os três já estão garantidos na fase de grupos do torneio.
Confira abaixo todos os clubes já classificados à Libertadores por país:
Brasil: Palmeiras, Flamengo, Internacional e Fluminense
Argentina: Boca Juniors, Racing, River Plate, Argentinos Juniors, Patronato e Huracán
Bolívia: Bolívar
Chile: Colo-Colo
Colômbia: Atlético Nacional
Equador: Independiente del Valle, Barcelona de Guayaquil, Aucas e Universidad Católica
Paraguai: Libertad, Cerro Porteño, Olimpia e Nacional
Peru: Melgar, Sporting Cristal, Alianza Lima e Sport Huancayo
Uruguai: Nacional, Liverpool, Deportivo Maldonado e Boston River
Venezuela: Metropolitanos, Monagas, Carabobo e Zamora
Fonte: www.gazetaesportiva.com