Você já deve ter ouvido que é preciso andar 10 mil passos por dia para levar uma vida saudável, mas isto não passa de um mito. Além de a ciência já ter a quantidade correta, nós sabemos exatamente quando isso começou. Entenda melhor abaixo:
10 mil passos? De onde veio isso?
Tudo começou em 1965 quando uma empresa japonesas lançou um pedômetro (medidor de passos) que se chamava Manpo-Kei. A tradução literal é “10 mil passos” e a escolha foi feita por que o escrito em questão “万” se parece com um homem andando.
Curiosamente a partir deste ponto, muitas pessoas assumiram que 10 mil passos era o ideal para se levar uma vida saudável e manter uma boa atividade física. Esta espécie de “lenda urbana” até mesmo influenciou outras empresas, já que aparelhos mais modernos tomam o número como referência.
Qual é a quantidade de passos ideal?
A verdade é que, de acordo com a ciência, entre 3 mil e 7 mil passos por dia são o suficiente para garantir uma rotina saudável. Essa descoberta veio por meio de um estudo da The Lancet.
Ele levou em consideração cerca de 47 mil pessoas (adultos) entre 1999 e 2018. Entre as descobertas, o risco de mortalidade entre idosos foi reduzido em cerca de 50% dos adultos do teste, ao caminharem o número estipulado de passos.
Por incrível que pareça, os adultos que fizeram parte do estudo que andavam 10 mil passos por dia não tiveram redução significativa de mortalidade. Apesar disso, alguns que andavam o dobro disso mostraram benefícios em sua saúde.
O teste apresenta outras surpresas. Pessoas com menos 60 anos mostram melhoras significativas na saúde se caminham até 8 mil passos, mas se passarem disso, a atividade física se mostra prejudicial, de modo que o risco de mortalidade aumenta.
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch!
Fonte: msn.com