Novos dados da plataforma AdaptaBrasil MCTI serão detalhados durante simpósio sobre Saúde e Sustentabilidade Ambiental realizado pela Academia Nacional de Medicina e MCTI
setor saúde da plataforma nacional de informações para adaptação à mudança do clima, AdaptaBrasil MCTI, serão apresentados nesta quinta-feira (24) durante o simpósio ‘Saúde e Sustentabilidade Ambiental – Contribuições da Ciência Brasileira’. O evento online é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Academia Nacional de Medicina (ANM).
O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, e o presidente da ANM, Francisco Sampaio, farão a abertura do evento, que se inicia às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link.
A plataforma AdaptaBrasil MCTI, que consiste em um Sistema de Informações e Análises sobre Impactos das Mudanças Climáticas no Brasil, passa a disponibilizar informações sobre risco de impacto ocasionado pelas mudanças climáticas no setor de saúde. A primeira doença selecionada para o novo setor foi a malária, uma vez que as doenças transmitidas por vetores representam grande parcela da carga de doenças transmissíveis no Brasil, principalmente as arboviroses, sendo diretamente associadas às variáveis climáticas e apresentarem forte associação com os determinantes sociais da doença, representados por variáveis econômicas, políticas e ambientais. Outras doenças vetoriais também serão incorporadas à plataforma futuramente, como leishmaniose visceral e cutânea, dengue, febre amarela, zika, Chikungunya. O desenvolvimento do setor envolveu o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), Fiocruz e RNP.
Palestras – O evento contará ainda com palestras de pesquisadores que abordam temas ligados ao eixo meio ambiente e saúde. O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI), Carlos Alberto Quesada, que lidera o projeto AmazonFACE, falará sobre o comportamento da floresta Amazônica frente às emissões de gases de efeito estufa e os impactos na saúde. O diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, João Valsecchi do Amaral, apresentará como o Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites (SALAS/MCTI) contribui na pesquisa para saúde de populações locais e sustentabilidade. O pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Kleber Franchini, abordará o tema de saúde e bioeconomia – produção sustentável de bioativos com a biodiversidade brasileira.
Serviço:
Simpósio Saúde e Sustentabilidade Ambiental – Contribuições da Ciência Brasileira
24 de março, quinta-feira, às 16h
Inscrições neste link.
Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
link da noticia: clique aqui