Por André da Silva Costa
O Santos não estreou no Campeonato Brasileiro da forma como gostaria. O Peixe foi derrotado pelo Grêmio na noite deste domingo, por 1 a 0, e começou a competição com o pé esquerdo. Apesar do resultado indicar algo negativo, a equipe deixou boa impressão com um desempenho surpreendente.
Diferente do que foi visto pelos torcedores na eliminação precoce no Campeonato Paulista, onde o Santos não conseguiu competir, desta vez o time deu trabalho ao atual campeão gaúcho e, se não fosse um capricho a mais, poderia ter saído de campo com, no mínimo, um empate.
Durante boa parte do primeiro tempo, o time de Odair Hellmann incomodou o Tricolor na saída de bola e construiu boas jogadas por meio de transições em velocidade. Por conta de alguns vacilos individuais, cedeu o único gol marcado durante a partida, pelo lateral João Pedro.
O que certamente encheu a torcida santista de esperança foi o retorno de Soteldo. O baixinho, recuperado uma grave lesão no ombro, incendiou o jogo pelo lado esquerdo, como de costume. Porém, seu retorno veio a ficar marcado pela expulsão boba na etapa final, tomando dois cartões amarelos num intervalo de quatro minutos.
Fato é que, caso o Santos deseje sonhar um pouco mais alto no Brasileirão, ao invés de se escorar na infame e já conhecida luta contra o rebaixamento, precisa concluir melhor as jogadas. Neste domingo, a pontaria e os erros no último passe distanciaram o time de um resultado até mais justo.
Outro ponto importante a ser abordado é a escolha de Odair quanto a algumas peças da equipe titular. Ficou nítida a melhora do Peixe após a entrada de Rodrigo Fernández no intervalo, que conseguia vencer duelos e, assim, manter o time no campo de ataque, pressionando o Grêmio.
No primeiro tempo, Camacho não pôde fazer o mesmo. O volante chegou algumas vezes atrasado, recebendo inclusive um cartão amarelo por isso, e concedeu muito espaço aos adversário no meio de campo.
Odair, agora, terá alguns dias para aprimorar a finalização de seus jogadores e escolher a escalação que irá a campo no jogo contra o Audax Italiano-CHI, nesta quinta-feira, pela Copa Sul-Americana. O meia-atacante Lucas Barbosa, com uma entorse no tornozelo esquerdo, deve ser desfalque.
A partida, marcada para as 19h (de Brasília), será na Vila Belmiro, palco no qual o Peixe costuma atuar “mais leve”. A ver se a equipe manterá a boa postura vista na estreia do Brasileirão ou voltará a apresentar um rendimento pouco ou nada convincente.
Fonte: www.gazetaesportiva.com