Duas irmãs gêmeas foram acompanhadas em um estudo científico seguindo por duas semanas dietas diferentes – uma com alimentos ultraprocessados e outra só com comida fresca ou pouco processada.
Os efeitos foram impressionates. “Deu um pouco de medo de ver esses resultados depois de duas semanas”, afirmou Aimee, de 24 anos, após se alimentar de ultraprocessados durante a duração da pesquisa, feita por pesquisadores do King’s College, de Londres, para o programa Panorama, da BBC. Nancy, a outra irmã gêmea, seguiu uma dieta com exatamente a mesma quantidade de calorias, nutrientes, gordura, açúcar e fibra.
Mas só com alimentos frescos ou pouco processados. Pesquisadores e especialistas dizem que nos últimos anos têm se acumulado provas de que os alimentos ultraprocessados são prejudiciais para a saúde.
Eles estão presentes em muitos alimentos, incluindo desde o pão integral a fórmula de leite para bebês, passando também por comidas prontas para microondas ou sorvetes. E quais os seus efeitos?
Neste vídeo o repórter André Biernath, da BBC Nws Brasil, mostra os resultados do experimento com as gêmeas e explica por que o consumo de ultraprocessados preocupa os especialistas.
Leia mais sobre esta história em https://www.bbc.com/portuguese/articl…
BBC NEWS BRASIL