O Corinthians enfrentará o pior classificado da fase de grupos do Campeonato Paulista no jogo único das quartas de final, no próximo domingo. Entre os oito clubes, o Ituano foi quem obteve a menor pontuação e correu risco de rebaixamento até a última rodada.
O Galo de Itu somou 12 pontos na fase de grupos do Paulistão, com três vitórias, três empates e seis derrotas. Pelo grupo C, que teve o Timão como líder com 22 pontos, São Bento (dez pontos) e Ferroviária (nove pontos) foram rebaixados para a A2.
Nos outros grupos, os piores foram Inter de Limeira, com 11 pontos (grupo A); Guarani, com 14 pontos (grupo B); e Portuguesa, com dez (grupo D). Ou seja, o Ituano se classificou para o mata-mata com uma pontuação bem parecida aos últimos colocados de cada chave.
Os times que avançaram para o mata-mata foram o Red Bull Bragantino (20 pontos) e o Botafogo-SP (14 pontos), pelo grupo A; São Paulo e Água Santa (ambos com 23 pontos), pelo grupo B; e Palmeiras (28 pontos) e São Bernardo (26 pontos), pelo grupo D.
Com esses números, percebe-se que o Ituano não teria se classificado às quartas caso disputasse a primeira fase em qualquer uma das chaves que não a C.
Além disso, a maior diferença entre o primeiro e o segundo colocados, que se enfrentarão na próxima fase, é justamente entre Timão e Galo de Itu, de dez pontos (22 a 12).
Já sobre os resultados do clube do interior contra adversários da Série A do Campeonato Brasileiro foram os seguintes: empate sem gols diante do São Paulo; derrota de 3 a 1 para o Palmeiras e de 5 a 1 para o Red Bull Bragantino e, por fim, vitória sobre o Santos por 3 a 0.
Corinthians e Ituano se encontram neste domingo, a partir das 16h (de Brasília), pelo jogo único das quartas de final do Paulistão. O duelo será na Neo Química Arena.
Fonte: www.gazetaesportiva.com