Na tarde deste domingo, o Palmeiras conheceu seu adversário nas quartas de final do Campeonato Paulista. Trata-se da Ponte Preta, que apesar de ter sido derrotada pelo Santo André, conseguiu a classificação ao mata-mata do Estadual.
Mesmo com o revés, a Ponte Preta garantiu vaga devido ao empate sem gols do Água Santa com o Corinthians. Com isso, a Macaca fechou a fase de grupos do Estadual na segunda posição do Grupo B, com 17 pontos, enquanto o clube de Diadema encerrou com 15.
Por sua vez, o Palmeiras já havia assegurado vaga nas quartas de final na décima rodada, quando bateu o Mirassol por 3 a 1 na Arena Barueri. Ao vencer o Botafogo-SP no último sábado, o Verdão também terminou com a melhor campanha geral pelo terceiro ano consecutivo, somando 28 pontos na atual edição.
É o Rústico, não tem jeito! ⚽️#AvantiPalestra pic.twitter.com/W8SdNJfMGl
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 10, 2024
As quartas de final do torneio serão definidas em jogo único. Os duelos estão previstos para acontecer no próximo domingo, 17 de março, com horários e locais ainda a serem definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Palmeiras e Ponte Preta voltam a se encontrar em um mata-mata de Paulistão após quatro anos. A última vez em que disputaram uma vaga foi em 2020 – na ocasião, o Verdão venceu a Macaca por 1 a 0 na semifinal e foi à decisão, levantando o Estadual mais uma vez ao bater o Corinthians nos pênaltis.
Já a última vez que Palmeiras e Ponte de fato se enfrentaram no Paulista de forma geral foi em 2022. Pela primeira rodada, em embate disputado no Allianz Parque, o Alviverde superou o adversário paulista por 3 a 0 graças a gols de Murilo, Luan e Rony.
O Palmeiras busca seu terceiro título consecutivo de Paulistão, coisa que não atinge há 90 anos. O último tricampeonato paulista do clube foi em 1934, quando ainda se chamava Palestra Itália.
Fonte: www.gazetaesportiva.com