Prefeito Abilio Brunini (PL) afirmou que pretende criar a Guarda Municipal até o fim do ano. No entanto, o gestor pontuou que precisa reestruturar o município financeiramente para seguir com o projeto e lançar o concurso para contratação de efetivos que atuarão na segurança municipal.
“Muita gente está querendo que eu faça agora a Guarda Municipal, mas estou com 15 dias de Prefeitura, não é assim. Mas vamos fazer, quero neste ano terminar ele, com o projeto já pronto para poder organizar como isso vai funcionar. Se der tudo certo, a gente lança o edital do concurso ainda esse ano. É um desejo nosso para começar o ano que vem já com a Guarda instituída”, disse em entrevista à rádio CBN Cuiabá.
A criação da Guarda Municipal é uma das promessas de campanha do liberal, que será vinculada a Secretaria de Segurança da Capital. A pasta será criada após o Poder Executivo encaminhar o projeto da reforma administrativa à Câmara Municipal.
No entanto, o gestor explicou que o município possui diversas prioridades a serem resolvidas antes disso. “Ainda tem pessoas que não conseguimos pagar todos os contratos, não conseguimos pagar ainda todos os valores da atividade delegada, que é a Polícia que faz aquele trabalho compensatório. Nós ainda não conseguimos pagar os fornecedores mais essenciais e a gente continua com essa dificuldade financeira para resolver”, disse.
Abilio também explicou que não há um número exato de servidores que serão contratados. Mas o gestor estima uma média de 100 efetivos para atuar na Guarda Municipal.
“É cedo para falar sobre isso, mas tenho certeza que menos de 100 pessoas não será, porque a demanda é maior do que isso. Mas a gente ainda vai organizar a casa para tomar essa decisão”, completou.
Fonte: www.gazetadigital.com.br