As reviravoltas desequilibradas de João Emanuel Carneiro para que ‘Mania de Você’ fosse aceita surtiu efeito contrário, resultado em um afastamento abrupto do público. Por isso, a Globo iniciou, desde o começo de março, uma operação intensa para garantir que ‘Vale Tudo’ não seja um fracasso.
Até aí, tudo bem, ninguém quer perder dinheiro, mas pensar que vai gerar resultados impressionantes como a versão de 1988, é uma missão praticamente impossível.
Para se ter uma ideia, o primeiro capítulo da novela original, em 16 de maio de 1988, marcou 81 pontos de audiência, segundo o Loac Comunicação, tornando-se a maior índice da TV brasileira até hoje.
Para efeitos de comparação, o final de ‘Roque Santeiro’ (1986) – segundo no ranking – alcançou 74 pontos; em quarto lugar (em terceiro está o final da copa do mundo de 2022) fica o último capítulo de ‘Tieta’ (1989), com 65.
O icônico final de ‘Avenida Brasil’ (2012) registrou 52 pontos, sendo assistido por cerca de 80 milhões de brasileiros.
Se considerarmos os 23 pontos do capítulo inicial de ‘Mania de Você’, exibido em 9 de setembro de 2024, a Globo terá que comer muito arroz com feijão para conseguir parte da fatia do final da década de 80.
Evidentemente, a Vênus Platinada não espera repetir o fenômeno de 37 anos atrás, afinal de contas, o cenário da TV mudou muito desde então.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), aumentou o número de famílias com televisão em casa, mas diminuiu o interesse por assistir à programação ao vivo, assim como pela TV por assinatura. Em contrapartida, o streaming tornou-se o queridinho dos brasileiros.
Produções como ‘Pedaço de Mim’, da Netflix, e o fenômeno recente ‘Beleza Fatal’, da Max, cujo final parou o Brasil e até fechou bares para a transmissão do desfecho de Lola (Camila Pitanga) e Sofia (Camila Queiroz) na última sexta, 21, são provas disso.
Logo, ‘Vale Tudo’ terá atrativos para comover o público: boa história, atores de peso, cenas icônicas e personagens marcantes, mas pé no chão é a melhor estratégia para não cair no fundo do buraco.
Se a novela de Odete Roitman conquistar, no mínimo, 25 pontos em 31 de março, quando será exibido o primeiro capítulo, já será um feito enorme. Vamos aguardar para ver se o clássico conseguirá reconquistar o coração dos brasileiros!
Fonte: www.purepeople.com.br