Material foi entregue para os participantes do Seminário Estratégias colaborativas para uma governança pública participativa e efetiva na educação promovido pelo TCE-MT
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT) entregou cerca de 150 cartilhas sobre o financiamento da educação aos conselheiros do Fundeb durante o encerramento do Seminário Estratégias Colaborativas para uma Governança Pública Participativa e Efetiva na Educação, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) nesta sexta-feira (26), na Escola do Tribunal de Contas, na capital.
O material, elaborado pelo Sintep-MT, tem como objetivo subsidiar os dirigentes sindicais no acompanhamento dos recursos da educação nos municípios, visando garantir a valorização salarial. O documento oferece um panorama do atual mecanismo de financiamento da educação, além de orientações sobre como acompanhar a aplicação dos recursos.
O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destacou que a preocupação levantada pelo Seminário do TCE-MT reflete as discussões realizadas pelo Sintep-MT no II Encontro de Redes Municipais por Macrorregiões, as quais foram compiladas na cartilha. Valdeir ressaltou que o material subsidiará os participantes do evento no acompanhamento e controle social do Fundeb.
A distribuição das cartilhas, realizada após três dias de seminário, contou com entrega especiais para a coordenadora do evento, Secretária Executiva da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec/TCE-MT) Cassyra Vuolo; ao representante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, e também ao presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACS) estadual, Wesley Snipes Corrêa da Mata.
“Nosso material faz uma análise crítica, além de instrumentalizar todos os poderes para desenvolvimento de políticas públicas, além de ajudar na fiscalização e o acompanhamento das verbas da educação”, destacou
Para os conselheiros do Fundeb, o material auxiliará a compreensão da movimentação dos recursos, desde a composição da cesta de impostos até as regras de distribuição dos recursos. Isso permitirá que possam estudar e refletir sobre o orçamento municipal, além de acompanhar a correta destinação dos investimentos na educação pública.
Fonte: https://sintep.org.br/sintep