MT: Abate de bovinos em Mato Grosso alcança novo recorde no primeiro trimestre

MT:   Abate de bovinos em Mato Grosso alcança novo recorde no primeiro trimestre
Compartilhar

 

Presença de fêmeas nas indústrias frigoríficas impulsiona volume de abates no estado

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou dados que apontam um novo recorde no abate de bovinos em Mato Grosso durante o primeiro trimestre do ano. De acordo com registros do Indea, entre janeiro e março, foram abatidos cerca de 1,76 milhão de bovinos no estado, representando um aumento de 30,88% em relação ao mesmo período do ano anterior e o maior volume já registrado para essa época do ano.

Impacto da Presença de Fêmeas

Esse crescimento expressivo foi impulsionado principalmente pelo recorde na presença de fêmeas nas indústrias frigoríficas. No período analisado, foram abatidas 951,15 mil cabeças de fêmeas, registrando um aumento significativo de 44,56% em comparação ao ano anterior. Notavelmente, as fêmeas em idade reprodutiva representaram 76,32% do total de fêmeas abatidas, resultante do abate das não emprenhadas durante a estação de monta.

Perspectivas Futuras

Para o segundo trimestre, a expectativa é de uma redução na participação de fêmeas nos abates do estado. Historicamente, observa-se que a participação de fêmeas nos abates totais no segundo trimestre é menor que no primeiro trimestre, apesar do aumento sazonal nos abates em maio devido ao ajuste na lotação das pastagens.

Fonte:  vidaruralmt.com.br\Portal do Agronegócio


Compartilhar
0 0
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %