Conhecida por abrigar as principais casas de shows de lambadão em Mato Grosso, Várzea Grande também é o lar de um grupo de 6 amigos que cresceu ouvindo o ritmo e agora faz sucesso na internet. Formada em novembro de 2023 por alunos da instituição educacional Instituto Jaiminho, a banda leva o nome de “Jovens Banda Show”, justamente por ser composta apenas por adolescentes entre 13 e 17 anos.
Foi em uma festa de aniversário de parente de um dos integrantes que a banda fez sua primeira apresentação, conta a vocalista Annelize Semmer, 16. “Nesse dia gravamos um vídeo, tiramos fotos e o baterista criou o Instagram da banda e postou lá. Nisso, a galera começou a repostar e estourou”, relembra a jovem em conversa com o GD.
Com 10 mil seguidores alcançados em uma semana, a banda chamou a atenção nas redes sociais e viralizou.
Lambadão de família
Annelize lembra do ritmo genuinamente mato-grossense como parte de sua infância, principalmente aos fins de semana. “Nossos familiares gostam bastante de lambadão. Gostam de nos acompanhar, por conta do lambadão e apoiam a banda. Todos crescemos numa família de lambadão”, diz a jovem.
Questionada sobre os artistas que inspira, a vocalista da “Jovens Banda Show” afirma que cada integrante tem seu gosto, mas cita Jero Neto e Banda, Scort Som e os Federais como as principais referências musicais.
Com apresentações marcadas geralmente aos fins de semana, os amigos precisam agendar os ensaios em dias alternados durante a semana para conciliar os estudos. Além da rotina de escola e ensaios, os jovens se organizam para manter as redes sociais atualizadas, buscando manter o grande alcance que conquistaram após o vídeo viral.
A banda tem cumprido agendas em muitos eventos, às vezes fazendo até dois shows por noite. Annelize conta que o grupo está sendo bem solicitado para apresentações em eventos de lambadão e aniversários, além de participar de entrevistas em podcasts.
Mulheres no lambadão
Quem ouve as músicas ou assiste às apresentações de lambadão percebe a presença majoritária de homens na composição dos grupos, seja como vocalistas ou nas demais posições. Às mulheres ficam o cargo de dançarinas.
A “Jovens Banda Show” chama a atenção por fazer diferente, tendo 3 mulheres em sua formação, uma baixista, uma guitarrista e a vocalista. “É uma coisa de louco, porque no lambadão é bem difícil encontrar integrantes mulheres e é gratificante pra gente ver mulheres fazendo o trabalho que normalmente homens fazem”, explica a jovem, que externa a felicidade de inspirar outras meninas a seguirem carreira musical com o rítimo.
Fonte: gazetadigital.com.br