O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira, denunciou nesta manhã de sexta-feira (11) as péssimas condições de infraestrutura da Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck, em Alto Araguaia (415 km ao sul de Cuiabá).
Segundo Valdeir, a escola está sendo negligenciada há alguns anos e sua infraestrutura começou a decair. Atualmente, a única solução para a unidade escolar é a demolição.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) ainda teria ciência sobre as condições da escola e afirmou que iria reformar o colégio, com a construção de uma nova unidade. Entretanto, os alunos ficaram a ver navios, já que as obras nunca começaram.
Leia também – Cuiabanos vão pagar mais caro no IPTU, água e esgoto a partir deste mês
O colégio atende 3 turmas: no período da manhã, à tarde e à noite, com ensino para jovens e adultos. “A comunidade não tem nenhum conhecimento de quando começara efetivamente essas obras e nem de que forma serão atendidos os estudantes que atualmente estudam”, disse o presidente.
Ele aponta ainda que durante a pandemia, a escola ficou dois anos sem aulas presenciais, sendo então o período perfeito para realizar as obras na unidade. “Dois anos sem aulas presenciais e o governo não fez a reforma. Onde está o dinheiro dos investimentos em educação?”, questiona.
Outro ponto do Sintep é sobre como ficarão os estudantes, caso comecem as obras.
“O grande dilema: quando que efetivamente teremos uma escola digna para nossa comunidade escolar, com a infraestrutura que o contribuinte desse estado merece? Efetivamente ter uma escola hoje, construída aqui, significará muito pra essa comunidade escolar e município”.
Outro lado
A reportagem entrou em contato com a Seduc, que vai se manifestar por meio de nota. Assim que encaminhada à redação, será acrescentada na matéria.
Fonte: gazetadigital.com