Estão abertas as inscrições para capacitação de educadores do município de Cáceres, que desejam aprender mais sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA) e a identificar sinais precoces do TEA. São apenas 50 vagas, gratuitas, e as inscrições seguem entre os dias 25 de março e 03 de abril.
A capacitação faz parte do projeto social “Autismo para Educadores” e o formulário de inscrição está disponível no link da bio do Instagram do Instituto INCA, também no site www.institutoinca.com.br
O objetivo do projeto é capacitar educadores da Comunidade Escolar a identificar sinais precoces do TEA, sendo o público alvo os professores da primeira infância (Ensino Fundamental).
A capacitação será realizada na Escola Municipal Dom Máximo Biennés, em Cáceres (MT), nos dias 05, 06, 12, 13 de abril (curso completo em 4 finais de semana): Sextas-feiras das 19h às 22h, nos sábados das 8h às11h30 e das 13h30 às 17h.
Foi desenvolvida uma cartilha que será dialogada durante a capacitação e entregue aos participantes, por profissionais da área da Saúde: psicólogas Ileda Marta de Souza Flor, Ilza de Andrade Carvalho, Cinthia de Miranda Matos, Stefani Rayane Barbosa Ferreira, Rosania Siqueira Viana e Denise Ferreira Vilela; fisioterapeuta Tatiane Amorim de Matos; psicopedagoga Solange de Oliveira Figueiroba Albuquerque e fonoaudiólogas Rita de Cassia dos Santos Arinos Leal e Hellen Viviane Morgenstern da Silva Santos.
O Projeto Social Autismo para Educadores é uma realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, sob a coordenação pedagógica do psicólogo, Rodrigo Alves Caldeira, e tem autoria de emenda parlamentar impositiva do ex-deputado federal, Dr. Leonardo, junto do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que é o patrocinador do recurso federal.
A ação será levada para diversos municípios das regiões de Cáceres e metropolitana do Estado de Mato Grosso, para conscientizar sobre o Autismo, possibilitar o diagnóstico precoce, criar redes de comunicação entre profissionais, pais e responsáveis, estabelecendo práticas e procedimentos de acolhimento e suporte às crianças com TEA ao longo do tempo.
Fonte: jornalcorreiocacerense.com.br