Relatório da Polícia Militar aponta que a facção criminosa, Comando Vermelho (CV), teria financiado a construção e realizado a distribuição de lotes em terras do Contorno Leste, no Brasil 21. A região foi alvo de uma operação de desocupação nesta segunda-feira (12), que terminou com 12 pessoas presas.
De acordo com informações levantadas, membros do CV estariam articulando a ocupação da região para dominar o local, exigindo que os moradores permaneçam no espaço da invasão.
“De acordo com informações levantadas, organizações criminosas de denominação (CV – Comando Vermelho) estão financiando materiais de construção e fazendo distribuição de lotes com finalidade de tomada do local, colocando como exigência que permaneçam no local da invasão”, cita o documento.
O levantamento foi realizado para orientar e atualizar a nova Comissão de Conflitos Agrários do Tribunal de Justiça e também serviu como base no processo de reintegração de posse realizada na manhã dessa segunda-feira (11). Essa foi a terceira tentativa para desapropriar a área ocupada por invasores.
Inicialmente, durante o Estudo de Situação, foi constatado que as edificações em construção abrigavam 15 famílias. O terreno foi delimitado em aproximadamente 577 lotes, com vias de acesso por estrada de terra. Contudo, o número aumentou nos últimos meses.
O relatório, concluído ainda em 2023, pontuou que devido ao possível envolvimento de grupos criminosos seria necessária uma visita técnica, antes das diligências.
“Relação dos policiais da área e de outras unidades que irão participar da visita técnica, conforme escala de serviço a ser definido na data da operação. A visita técnica necessitará de apoio das Unidades Especializadas como ROTAM, Força Tática divido ao possível envolvimento de organizações criminosas no local e da quantidade de pessoas que podem se juntar no local com fins de se colocarem como resistência a visita técnica”, pontua o relatório.
Fonte: www.gazetadigital.com.br