Ex-deputado planeja nova candidatura depois de acusações de fraudes na campanha; ele se declara inocente
O ex-deputado republicano George Santos, que foi expulso da Câmara dos EUA no ano passado e enfrenta acusações federais, anunciou na quinta-feira (7) à noite que está concorrendo ao Congresso novamente – desta vez para desafiar um congressista republicano em Nova York.
“Esta noite, eu quero anunciar que eu vou voltar para a arena da política e desafiar Nick para a batalha sobre #NY1”, afirmou George Santos no X, referindo-se ao deputado Nick LaLota.
“Aguardo com expectativa o debate sobre as questões e sobre o seu fraco desempenho como republicano. A luta pela nossa maioria é imperativa para a sobrevivência do país.”
O ex-congressista, que representou o 3º Distrito de Nova York, fez seu anúncio durante o discurso do presidente Joe Biden do Estado da União na quinta-feira (7), no Capitólio dos EUA.
Santos entra na batalha de Nova York que terá várias corridas que podem decidir a maioria da Câmara. O ex-deputado quer retornar em uma primária em junho mesmo depois de enfrentar várias acusações.
LaLota rapidamente respondeu: “Para elevar o padrão no Congresso, e para manter um mentiroso patológico que roubou uma eleição responsável, eu liderei a acusação de expulsar George Santos. Se terminar o trabalho requer vencê-lo em uma primária, conte comigo”, disse.
LaLota apresentou uma resolução para expulsar seu companheiro republicano de Nova York no ano passado, dizendo que ele merecia “estar na prisão.”
George Santos chamou seu ex-colega de RINO, ou republicano em Name Only. Ele utilizou o termo para dizer que LaLota é desleal aos ideais do partido.
“Nova York não teve um conservador real para representá-la desde que deixei o cargo arbitrariamente, graças a RINO “, escreveu ele no X.
Do lado democrata, John Avlon, ex-comentarista da CNN, e Nancy Goroff, professora emérita da Universidade Stony Brook, que perdeu uma candidatura para a Câmara em 2020, estão entre os principais candidatos no 1º Distrito de Nova York.
“Vamos lá”, disse Avlon em um comunicado na quinta-feira (7) respondendo à nova campanha de Santos.
A campanha de Santos preencheu a documentação da Comissão Eleitoral Federal afirmando sua intenção de concorrer no 1º Distrito. A nova inscrição conta com um tesoureiro que já trabalhou para o ex-deputado.
Santos é o sexto deputado a ser expulso da Câmara. Ele se declarou inocente de 23 acusações federais, incluindo alegações de fraude relacionadas a benefícios de desemprego durante a pandemia de Covid-19, uso indevido de fundos de campanha e mentiras sobre suas finanças pessoais em relatórios de divulgação da Câmara.
Fonte: cnnbrasil.com.br