O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), acredita que a possível saída da deputada estadual Janaina Riva do MDB deverá abrir caminho para uma discussão mais profunda sobre uma possível candidatura própria da sigla ao governo do Estado.
“Apesar de não termos tido esta discussão ainda dentro do partido, porque o que temos é apenas opiniões pessoais, a saída dela, caso isso ocorra, pode pavimentar esse amadurecimento de um novo projeto do partido para o Estado”, disse o prefeito em conversa com o GD.
“Ela externa muito fortemente que prefere que o partido siga com o governador Mauro Mendes (União). E existem outros que acham que não. Então esse fato [saída de Janaina do MDB] pode dar início a uma discussão mais partidária e política sobre os rumos do partido”, completa.
Apesar disso, Emanuel diz que não quer que a sigla siga o seu pensamento. Mas, que seria preciso fazer uma ‘análise crítica’ do governo Mauro Mendes. O prefeito também reconhece que a saída da parlamentar do MDB seria uma ‘perda irreparável’, e que a direção partidária deveria tentar evitar.
“Toda perda de uma liderança é prejudicial para qualquer partido. Ainda mais de uma deputada que foi uma das mais votadas no Estado e que tem uma projeção política muito forte”, reconheceu.
“Mas se a decisão for de cunho pessoal e familiar, como ela mesmo tem divulgado, por conta do sogro, o senador Wellington Fagundes, não tem como o partido interferir. Agora, se for político, o MDB deve usar todas as forças para garantir a permanência dela”.
Emanuel Pinheiro está em rota de colisão com Janaina Riva desde 2019, quando começou a tecer duras críticas ao governador Mauro Mendes. Durante a eleição de 2020, Janaina decidiu não apoiar Emanuel, alegando que ele deveria deixar a legenda, caso não seguisse as orientações partidárias.
O pano de fundo dessa briga seria o comando estadual do MDB, já que o cacique Carlos Bezerra (MDB) pretende iniciar o seu processo de aposentadoria. Porém, com a briga entre Emanuel e Janaina, Bezerra decidiu continuar no comando da sigla para evitar um ‘racha’.
Fonte: gazetadigital.com