Obras do sistema BRT avançam em direção à região central de Cuiabá em meio as tentativas do prefeito Emanuel Pinheiro em barrar a implantação do novo modal na cidade
Em meio as tentativas da Prefeitura de Cuiabá de barrar as obras do sistema de ônibus de trânsito rápido, o chamado BRT, as intervenções para implantação do novo modal avançam e seguem em direção à região central da cidade. Ontem (20), a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) anunciou que a concretagem da pista, por onde irão transitar os coletivos com motores elétricos, começou a ser executada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), nas proximidades do Hospital de Câncer.
A concretagem teve início na tarde da última segunda-feira (19) e é realizada ao mesmo tempo em que outros serviços são executados na avenida. Segundo a Sinfra, neste momento, os trabalhos se concentram em um trecho de dois quilômetros entre a Avenida Leônida Mendes, que dá acesso ao Bairro Morada do Ouro, e a Rua Alenquer, próxima ao Ginásio Verdinho.
A ideia é de que os trabalhos sejam realizados por etapas, trecho por trecho, a fim de amenizar ao máximo o impacto no trânsito. “Estamos com várias frentes de trabalho, vamos levando ao mesmo tempo. Enquanto estamos fazendo a concretagem aqui, em outro trecho já estamos fazendo a drenagem”, disse o secretário adjunto de obras Especiais, Isaac Nascimento Filho.
Por meio da assessoria, ele explicou que o concreto, após a retirada do asfalto e serviços de drenagem, será utilizado nas pistas onde passarão os veículos do BRT, devido a sua maior durabilidade. Segundo Isaac Filho, o concreto é um pavimento rígido, ao contrário do asfalto, que é flexível e, por isso, fica mais suscetível às ondulações provocadas pela frenagem constante dos ônibus.
Contudo, desde 2021, quando o Governo do Estado anunciou a substituição do inacabado Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) pelo BRT, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, tem buscado junto à Justiça e a órgãos de controle, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), embargar as obras do BRT, mas até o momento sem sucesso.
A Prefeitura argumenta que a instalação do modal necessita da aprovação de licenciamentos e autorizações da administração municipal, principalmente, por interferir no perímetro urbano do município.
Na Capital e em Várzea Grande, o sistema BRT terá dois corredores. Um deles vai ligar o Terminal do CPA até o novo Terminal de Várzea Grande. O segundo fará a ligação entre o Terminal do Coxipó e o centro da Capital.
Em Várzea Grande, as equipes do Consórcio BRT contratado pela Sinfra-MT trabalham no recapeamento das avenidas da Feb e João Ponce de Arruda, assim como na execução do material que fará a transição entre as pistas de asfalto e de concreto. O trabalho é necessário para a reabertura de duas pistas em alguns trechos das pistas, o que está previsto para ocorrer no dia 28 de fevereiro.
Fonte: diariodecuiaba.com.br