Ação é fundamental para reforçar a educação inclusiva, participativa e democrática
A Seduc reconhece que a gestão democrática é fundamental para garantir uma educação mais inclusiva, participativa e democrática. “A participação ativa dos professores, dos funcionários, dos estudantes, dos pais e responsáveis é essencial para promover uma gestão mais eficiente e alinhada com as necessidades da comunidade escolar”, analisa o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
“Na verdade, já praticamos de alguma forma a gestão democrática na Seduc. Esse é um processo contínuo e que exige o engajamento de todos os envolvidos. Estamos sempre promovendo espaços de diálogo e participação, fortalecendo os órgãos colegiados e estimulando a participação ativa da comunidade escolar, como fizemos de 30 de janeiro a 03 de fevereiro durante a Semana pedagógica nas 647 escolas da rede”, disse.
Segundo ele, com a implementação da gestão democrática, as escolas têm a liberdade de tomar decisões relacionadas ao currículo, à organização do tempo e do espaço escolar, à contratação de profissionais, à administração dos recursos financeiros, entre outros aspectos. “Isso possibilita que cada escola possa se adaptar às suas especificidades e necessidades, garantindo uma educação mais contextualizada e adequada para os seus estudantes”.
Além disso, a gestão democrática também promove a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola. Esse documento é fundamental para definir os objetivos, as metas e as estratégias educacionais da escola, e a participação de todos os envolvidos no processo contribui para a construção de um projeto mais completo e alinhado com as demandas da comunidade escolar.
A transparência também é um aspecto importante da gestão democrática. A Seduc destaca a importância de uma gestão transparente nos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros. Isso implica em disponibilizar informações e prestar contas à comunidade escolar, garantindo que todos tenham acesso às informações e possam acompanhar e fiscalizar as ações da escola.
Rayane Alves Seduc-MT