Na última semana, o Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) sequenciou e identificou uma nova subvariante da covid-19 em Mato Grosso, a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron. Dados desta terça-feira (23) mostram que até o momento 2.205 casos da doença já foram confirmados neste ano no estado.
Segundo o painel de covid-19, 1.140 casos estão sendo monitorados e, dessas, 43 pessoas estão internadas. Nos primeiros 23 dias do ano, 4 pacientes já morreram em decorrência da doença.
Dos 2.205 casos confirmados em janeiro, 1.026 já se recuperaram.
Reprodução/SES
Leia também – Ambulância com 5 ocupantes capota durante chuva em MT
A variante JN 2.5 foi descoberta na semana passada, quando o Lacen realizou uma pesquisa entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024 e apontou que 4 pacientes do sexo feminino tiveram o exame positivo para nova cepa e hospitalizadas.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, não é o momento para entrar em pânico, no entanto, é importante estar atento aos sintomas gripais e usar máscara em casos de gripe e resfriado.
“Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais. Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%. É importante também procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”, afirmou.
Além do Brasil, a subvariante também já foi identificada no Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido.
Fonte: gazetadigital.com.br