O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, se manifestou sobre o projeto do deputado federal Juarez Costa (MDB) de excluir Mato Grosso da Amazônia Legal para aumentar a produtividade do agronegócio. Segundo Mourão “é muito importante que o estado seja mantido”.
Em entrevista ao R7, Mourão defendeu a permanência do Estado na Amazônia Legal, o que aumenta as áreas de conservação da flora original. Caso a proposta de Juarez seja aprovada, os proprietários teriam que preservar apenas 20% da mata original.
Leia também – Maggi negocia ‘supermina’ de potássio no país
“Na verdade, o que querem é excluir parte do Mato Grosso que pertence à Amazônia Legal. Daí, ele passaria a ser do bioma Cerrado, onde a área que pode ser desmatada é maior”, disse o vice-presidente, que também entende que a questão precisa ser discutida pelo Congresso Nacional.
Protocolado em 22 de fevereiro, o projeto do deputado federal alega que a necessidade de aumento na produção de alimentos necessita de mais áreas para o plantio. No entanto, a maior parte da produção mato-grossense não é de alimentos e sim de produtos como soja e algodão.
Atualmente, por estar na Amazônia Legal, as propriedades que são do bioma floresta precisam conservar 80% da área e no Cerrado 35%. Para o parlamentar isso traz prejuízos por gastar com uma área que não pode ser usada, já que em alguns casos é necessário reflorestar.
Fonte: gazetadigital.com