A água é um elemento fundamental para o desenvolvimento de qualquer tipo de vida na Terra, desde as formigas, passando pelos humanos, até as árvores e outras plantas da natureza. Segundo dados coletados por cientistas, aproximadamente 71% da superfície da Terra é coberta por água — mas é importante esclarecer que esse número não representa a proporção total de água no planeta, é realmente sobre a extensão da superfície terrestre que está coberta por água.
- Saiba mais: Qual é a origem da água na Terra?
É comum que as pessoas imaginem erroneamente que a Terra é um objeto cósmico majoritariamente formado por água, contudo, a própria ciência explica que estamos em um planeta rochoso. Afinal, se não, a nossa casa seria conhecida como ‘planeta água’. Ou seja, grande parte do território da Terra é formado por rochas, como as camadas mais internas; na realidade, a água é apenas uma pequena parte da que cobre a superfície terrestre.
Em 2008, em parceria com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), o cientista planetário James O’Donoghue produziu uma animação em vídeo que mostra como seria se a Terra não tivesse nenhuma gota de água. Nele, é possível observar que a Terra é majoritariamente formada por rochas, inclusive, existem diversas montanhas que estão escondidas abaixo da água.
“Eu diminuí a velocidade [do vídeo] no início, pois, surpreendentemente, há muita paisagem submarina instantaneamente revelada nas primeiras dezenas de metros. Quando a última era do gelo ocorreu, grande parte da água do oceano estava congelada nos polos do planeta. É por isso que as ‘pontes de terra’ costumavam existir. Gosto de como essa animação revela que o fundo do oceano é tão variado e interessante em sua geologia quanto os continentes”, O’Donoghue explica em mensagem ao site Business Insider.
Terra e a água
Com as alterações climáticas e o alto consumo, a água pode se tornar um grande problema para os humanos no futuro. O crescimento populacional, a poluição e a mudança climática devem ser os principais motivos para a diminuição da água em diversas regiões do mundo. Mas uma coisa é certa: a água do mundo não acabará por completo em nenhum momento no futuro, pelo menos, por enquanto.
Apesar de a falta do líquido primordial não ser um grande problema para a humanidade no futuro, a falta de água potável certamente será um empecilho para todos que estiverem vivos na ocasião, afinal apenas cerca de 3% de toda a água do planeta é potável e, infelizmente, a maior quantidade desta água está ‘presa’ em geleiras, calotas polares e áreas glaciais.
“A Terra é um lugar cheio de água. Mas exatamente quanta água existe em, sobre e acima de nosso planeta? Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água, e os oceanos detêm cerca de 96,5% de toda a água da Terra. A água também está presente no ar como vapor d’água, em rios e lagos, em calotas de gelo e geleiras, no solo como umidade do solo e em aquíferos, e até mesmo em você e em seu cachorro. A água nunca fica parada. Graças ao ciclo da água, o suprimento de água em nosso planeta está constantemente se movendo de um lugar para outro e de uma forma para outra”, é descrito em uma publicação do United States Geological Survey (USGS).
As esferas de água representam o volume total de água em comparação com o tamanho da Terra.
A ilustração acima apresenta duas esferas azuis que representam as quantidades de água na Terra em comparação com o tamanho total do planeta. A esfera maior representa toda a água acima da superfície, já a esfera menor representa a água doce encontrada em áreas subterrâneas, pântanos, rios e lagos. Se estivesse junta em uma bola perfeita como na imagem, toda a água potável mencionada possuiria cerca de 272,8 quilômetros de diâmetro.
E se água acabar?
Conforme os cientistas e especialistas da área, é improvável que a Terra chegue ao ponto de ficar sem nenhuma gota de água, pois, a água salgada deve continuar alimentando os oceanos do planeta. Contudo, é certo que a humanidade passará por grandes problemas hídricos no futuro, principalmente, em relação à água potável.
Em 2018, a Cidade do Cabo, na África do Sul, enfrentou um grave problema e quase não conseguiu fornecer água para todos os moradores. Os residentes foram alertados de que o abastecimento de água poderia se esgotar em alguns meses. No entanto, a cidade conseguiu evitar a escassez após instruir os moradores a utilizarem quantidades menores de água em suas atividades.
Se a água da Terra acabar, possivelmente, a humanidade sofrerá as seguintes consequências:
- Impacto na economia;
- Mudança climáticas ainda piores;
- Colapso de ecossistemas terrestres e aquáticos;
- Surgimento de mais desertos;
- Extinção da vida.
A falta de água teria impactos inimagináveis na Terra e em todos os seres que vivem nela, mas é possível que isso não aconteça exatamente dessa forma. Um cenário provável e catastrófico seria a redução gradual da disponibilidade de água potável no mundo. Isso poderia desencadear cenários com migrações em massa, impactos econômicos, crises de saúde, entre outros problemas.
Fonte: tecmundo.com.br