A formação continuada a professores que lecionam nas escolas do campo e quilombolas chega a mais uma etapa com o curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra de Mato Grosso, nesta sexta-feira, das 19h às 20h30, na modalidade remota por meio do canal Escola da Terra no YouTube.
Segundo a professora Luzinéia Guimarães Alencar, coordenadora estadual do Programa de Aperfeiçoamento Escola da Terra, técnica da Coordenadoria de Educação do Campo e Quilombola – ligada à Superintendência de Diversidades da Seduc-MT – o esforço coletivo de todos os setores reverbera para a melhoria da educação nas escolas do campo e quilombolas da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal, atendidas durante a formação. “As apresentações dos professores cursistas na finalização fecham com êxito a segunda edição do Programa de Aperfeiçoamento da Escola da Terra. Atingimos o nosso objetivo”, pontua.
Nesta 2ª Edição, foram destinadas a Mato Grosso 160 vagas para professores que obrigatoriamente atuam nas escolas do campo nos anos iniciais do ensino fundamental, preferencialmente que estejam em uma turma multisseriada ou na gestão de escola.
Entre os objetivos do Programa Escola da Terra está a promoção da formação continuada de professores, além de oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades formativas das populações do campo. A sua oferta em 2020 reafirmou e aprofundou o compromisso em ampliar e qualificar a oferta da educação básica e superior às populações do campo. Seu início aconteceu em agosto de 2021 e o encerramento se dá neste mês de em março.
O Programa Escola da Terra caracteriza-se fundamentalmente por ser um curso de aperfeiçoamento para todos os professores e tutores com carga horária de 180 horas, divididas em dois períodos formativos: aquele de frequência ao curso, denominado Tempo Universidade (100 horas) e aquele dedicado às atividades em serviço, com o acompanhamento por tutores, denominado Tempo Escola (80 horas).
Em abril, está previsto o início da Especialização do Programa Escola da Terra em sua 1ª Edição em Mato Grosso com carga horária de 360 horas, duração de 12 meses e acompanhamento pela Coordenação Geral de Políticas de Educação do Campo via Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP) do MEC.
Fonte: www3.seduc.mt.gov