A novela “Pantanal” , remake previsto para estrear ainda em março, conta com grandes atores no elenco tanto na primeira quanto na segunda fase da história. Um deles é ninguém menos que Juliana Paes, que dará vida a Maria Marruá, mãe da grande protagonista Juma Marruá (Alanis Guillen).
O grande desafio da produção, além das mais de 150 malas de figurino, foi dar veracidade e verossimilhança à história de cada personagem da trama, independentemente da fase da novela em que o ator se encontra.
No caso de Juliana Paes, por exemplo, a caracterizadora na TV Globo precisou retirar da atriz todo o olhar de beleza que ela carrega. “Precisamos manchar [a pele] um pouco”, começou Valéria Toth, responsável pela “transformação” dos atores.
“Também colocamos nela um megahair cacheado longo na cor marrom. Deixamos a sobrancelha crescer, fiz umas manchas na pele para desconstruir a beleza da pele dela”, afirmou.
A ideia, de acordo com Valéria, foi fazer “parecer uma mulher sem cuidados devido a toda sua história de vida, tão sofrida”, disse, lembrando que Maria Marruá perde vários filhos ao longo da trama.
“Ela vive isolada na tapera, não tem vaidades. Usamos maquiagem de efeitos especiais nas mãos, para registrar as marcas de serviços físicos pesados. Desconstruir uma atriz belíssima como a Juliana também é desafiador”, garantiu Toth.
Novela ‘Pantanal’: produção se esforçou para aproximar atores do mesmo personagem
Além do desafio de transformar Juliana Paes, Valéria explicou que o mesmo foi feito com Osmar Prado, que interpreta o Velho do Rio, já que o personagem se transforma em sucuri na história.
Para completar, a equipe ainda precisou aproximar atores diferentes que interpretaram o mesmo personagem em fases distintas, como aconteceu com Malu Rodrigues e Camila Morgado, atrizes que dão vida a Irma, uma mulher de cabelos ruivos; e com Renato Góes, que deixou o cabelo crescer para ficar mais parecido com Marcos Palmeira, uma vez que os dois vivem José Leôncio.
“Esses elementos mostram essa passagem de 30 anos”, definiu Valéria Toth, em uma longa análise a respeito da caracterização dos atores.
Fonte: msn.com