O plenário da Câmara de Cuiabá registrou mudanças em sua composição ao longo de 2023, especialmente com a posse de novos vereadores e suplentes que passaram pela Casa de Leis.
Leia também – Vereadores aprovam aumento de salário, VI e parcelamento de férias
As principais mudanças ocorreram diante da disputa eleitoral de 2022. Os ex-vereadores Juca do Guraraná (MDB) e Diego Guimarães (Republicanos) foram eleitos deputados estaduais e assumiram o cargo no início do ano. No lugar deles, assumiram o empresário Rogério Varanda e a influenciadora digital Maysa Leão, respectivamente.
O Palácio Alencastro também acabou influenciando em algumas trocas. Em janeiro, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) alterou o seu secretariado e reforçou a sua “tropa de choque” no Legislativo com o retorno dos vereadores Luis Claudio Sodré (PP) e Renivaldo Nascimento (PSDB).
Luis Claudio e Renivaldo comandavam as secretarias municipais de Governo e de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentável, respectivamente. Emanuel ainda nomeou o vereador Marcrean Santos (PP) para a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária.
Além disso, houve o rodízio de titulares e suplentes, como é de praxe anualmente. Parlamentares tiraram licença para cumprir os acordos políticos, dando espaço para os correligionários.
Fonte: gazetadigital.com.br