As referências à disputa da Venezuela pela região de Essequibo estão por toda parte na Guiana. A longa disputa se aqueceu nas últimas semanas depois que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convocou um referendo para consultar os cidadãos do seu país sobre a reivindicação do território, também conhecido como Guayana Essequiba.
Segundo as autoridades venezuelanas, os eleitores aprovaram as propostas do governo, que incluem a criação do Estado da Guiana Essequiba como parte do território venezuelano. A Guiana, com 800 mil habitantes, é o único país de fala inglesa da América do Sul.
Ela tem uma mistura de culturas, especialmente com descendentes de africanos escravizados e trabalhadores indianos trazidos pelo Reino Unido, do qual foi colônia. Em um encontro, Maduro e o presidente da Guiana, Irfaan Alim concordaram que a disputa deve ser resolvida sem o uso da força. Mas a tensão entre os guianeses continua.
O repórter da BBC News Brasil Leandro Prazeres esteve em Georgetown, capital do país, e em Anna Regina, na região do Essequibo, para ouvir os moradores sobre o que pensam da situação atual.
Confira no vídeo e leia mais aqui: https://www.bbc.com/portuguese/articl…
BBC NEWS BRASIL