O ex-governador de Mato Grosso, Pedro Taques, em entrevista ao Jornal da Cultura na sexta-feira (15), disse que respondeu mais inquéritos na justiça do que o ex-governador Silval Barbosa e do que o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, José Riva. “Saí do governo e em razão desta delação mentirosa, caluniosa, eu respondi junto à Justiça Federal dez inquéritos. Eu respondi mais inquéritos do que o Silval que devolveu R$ 1 bilhão de reais, mais inquéritos que o Riva, que devolveu R$ 500 milhões de reais. Eu respondi dez”, afirmou.
“Eu respondia no STJ, enquanto governador. Sai do governo, isso veio para Mato Grosso e o Ministério Público Estadual, com função eleitoral, requisita dez inquéritos policiais contra mim. E durante todo esse tempo eu vim fazendo, eu montei um escritório, com três sócios, um é de Alto Paraguai, outro de Barão de Melgaço e outro é daqui. Montamos um escritório e durante esse tempo nós começamos a fazer o que se denomina de defesa ativa, investigação defensiva. Ou seja, a defesa trabalha para mostrar que é tudo mentira…é isso”, disse o ex-governador.
“Nós fizemos durante os quatro anos e demonstramos que é tudo mentira. O último inquérito foi arquivado agora, dia 4 de dezembro. É importante salientar que dos dez inquéritos, nove o Ministério Público concordou e os juízes arquivaram, um deles o Ministério Público não concordou, recorreu para o TRE. No TRE eu fiz a sustentação oral, seis a um no TRE, que recorreu para o TSE, onde eu tive o parecer favorável e ganhei por sete a zero”, declarou.
Segundo o ex-governador de Mato Grosso, apesar de todos que exerceram a vida pública estarem sujeitos a acusações indevidas, “a sacanagens”, o fato de ter sofrido dez inquéritos “vai além” da vida política. “Isso vai para além da vida eleitoral. Isso contamina a família, minha mãe tem 87 anos. A minha mãe, ela é uma servidora pública municipal, estadual, aposentada. Ela viveu isso aí”, observou.
Fonte. odocumento.com.br